Pular para o conteúdo principal

Qual o estilo correto para o jovem cristão?

Rockeiro, hypster, pagodeiro, hippie... Qual é o estilo correto para o jovem cristão? Desde quando foi ordenado Sumo Pontífice, nosso querido Papa Francisco tem nos dado a resposta a essa pergunta.
Independente do estilo físico, musical, cultural, da tribo que o jovem se sinta participante, o que realmente importa, e o que Jesus nos ensina, é: o que você é e não o que você veste, tem ou parece ser. Por isso, os ensinamentos de Francisco aos jovens explicam qual o estilo do verdadeiro jovem cristão: o estilo Bom Samaritano!
estilo_bom_samaritano

Discípulo de Cristo
“O rosto mais bonito de um país e de uma cidade é aquele dos discípulos do Senhor – bispos, sacerdotes, religiosos, fieis leigos –, que vivem com simplicidade, no cotidiano, o estilo do Bom Samaritano, e se fazem próximos à carne e às chagas dos irmãos, nos quais reconhecem a carne e as chagas de Jesus” (Vídeomensagem do Papa Francisco ao encontro ”A vida consagrada na Praça”, realizado em 18 e 19 em Budapest, Hungria, por ocasião do Ano da Vida Consagrada).

Humilde
“O estilo de Deus não é o estilo do homem. Peçamos ao Senhor a graça da humildade que tinha João Batista e de não nos cobrirmos com os méritos e glórias dos outros. E acima de tudo, a graça de que na nossa vida haja sempre o lugar, para que Jesus cresça e que nos diminuamos, até ao fim. Deus vence com o estilo da humildade tal como demonstram os últimos dias do maior dos profetas” (Papa Francisco, em Missa na Igreja Santa Marta, em 05 de fevereiro).

Misericordioso
“Portanto, para ser capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. Isso significa recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra que nos é dirigida. Deste modo, é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida” (Bula do Ano da Misericórdia Papa Francisco).

Alegre
“O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado” (Papa Francisco em Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 24 de julho de 2013).

Forte e esperançoso
"É disso que os jovens precisam hoje: jovens com esperança e jovens com fortaleza. Não queremos jovens «fricotes», jovens que estão por aí e nada mais, nem sim, nem não. Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio. Queremos jovens fortes. Queremos jovens com esperança e fortaleza. Por quê? Porque conhecem Jesus, porque conhecem Deus, porque têm um coração livre" (Papa aos jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho).

Amigo
“A amizade é um dos maiores presentes que uma pessoa, um jovem, pode ter e pode oferecer. Quando uma pessoa ama alguém, permanece ao seu lado, cuida dele, ajuda-o, diz-lhe o que pensa, mas sem o deixar caído por terra. Assim faz Jesus conosco, nunca nos deixa caídos por terra. Os amigos apoiam-se, fazem-se companhia, protegem-se”. (Papa Francisco aos jovens no Paraguai).

Corajoso
“Não deixem que roubem o desejo de construir em vossa vida, coisas grandes e sólidas! É isso que os leva em frente! Não se contentem com pequenos objetivos! Aspirem a felicidade, tenham coragem, a coragem de sair de vós mesmos, de buscar o futuro na plenitude com Jesus!” (Mensagem do Papa Francisco aos jovens italianos, em Molise).

Revolucionário
“Peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!” (Papa Francisco no encontro com os voluntários da JMJ Rio 2013, em 28 de julho).
SIR

Comentários