Pular para o conteúdo principal

VATICANO: PAPA PEDE PAZ E DIÁLOGO PARA O BRASIL

Agência Ecclesia 11 de Maio de 2016, às 12:02       

Francisco manifestou preocupação com a situação no país
Papa Francisco chega à Praça São Pedro para audiência semanal nesta quarta-feira (11)  (Foto: Stefano Rellandini / Reuters)
Papa Francisco chega à Praça São Pedro para audiência semanal nesta quarta-feira (11) (Foto: Stefano Rellandini / Reuters)
Papa abençoa uma criança durante a Audiência. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Cidade do Vaticano, 11 mai 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de paz e em favor do diálogo na “amada nação” do Brasil, no dia em que o Senado vai decidir sobre o processo de ‘impeachment’ da presidente Dilma Rousseff.

“Queridos peregrinos brasileiros, o meu pensamento vai para a vossa amada nação. Nestes dias em que nos preparamos para a festa de Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do seu Espírito, para que o país, nestes momentos de dificuldade, siga por estradas de harmonia e de paz, com a ajuda da oração e do diálogo”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Papa evocou a proteção de Nossa Senhora Aparecida sobre o povo brasileiros, que “como uma boa Mãe nunca abandona os seus filhos”, para que possa ser “defesa e guia no caminho”.

O Senado brasileiro vota nesta quarta-feira o parecer pela admissibilidade do processo de ‘impeachment’, cuja aprovação levaria a afastar temporariamente a presidente Dilma Rousseff, por 180 dias.

A sessão do Senado (câmara alta do Parlamento do Brasil) tem início previsto para as 09h00 locais (13h00 em Lisboa).

A Rádio Vaticano assinala que o Papa Francisco “está informado e acompanha a situação política brasileira” por meio dos bispos da Conferência Episcopal do país.

Na audiência geral da de 4 de maio, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, teve a oportunidade de falar com o Papa sobre o tema.

A crise também esteve no centro da audiência privada que o Papa concedeu esta semana à atriz Letícia Sabatella e à juíza substituta do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian, acrescenta a emissora pontifícia.

A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) publicou em abril uma declaração sobre o momento político do país, falando numa “conjuntura desafiadora” marcada por “escândalos de corrupção sem precedentes”.

A tomada de posição, divulgada através da página do episcopado católico na internet, convocava o povo brasileiro a preservar os “altos valores da convivência democrática”.

OC

Comentários