Pular para o conteúdo principal

CINE DEBATE COMEMORA 18 ANOS EM JUNHO

 domtotal.com
Nesta edição comemorativa, será exibido o clássico Cidadão Kane, a partir das 19h.
Longa 'Cidadão Kane' é datado de 1941.
Longa 'Cidadão Kane' é datado de 1941.

Em 17 de junho, o Cine Debate terá um gostinho especial ao celebrar seu 18º aniversário. A iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), com apoio da Psiquiatria Paulista, estimula conversas enriquecedoras por meio de filmes selecionados minuciosamente, a fim de promover discussões saudáveis sobre os temas abordados nas obras, correlacionando a questões inerentes à existência humana. Nesta edição comemorativa, será exibido o clássico Cidadão Kane, a partir das 19h.

"Muitas pessoas diferentes, que nem ao menos se conhecem, veem uma cena e encontram-se, sem sequer entreolhar-se – emocionam-se de forma semelhante, ainda que em diferentes percepções e leituras das passagens do filme. Sofrem, amam, alegram-se e identificam-se com os personagens. O cinema, assim como o teatro e a literatura, tem uma magia que ajuda a formar e a deformar o indivíduo", analisa Wimer Bottura Júnior, presidente do Comitê Científico de Adolescência da APM, fundador e coordenador do projeto.

Cidadão Kane, longa datado de 1941, conta a história da ascensão de um mito da imprensa norte-americana: de garoto pobre a magnata do jornalismo e da publicidade mundial. Sua escolha não foi por acaso, como conta o coordenador: "exibiremos o filme para a comemoração dos 18 anos de Cine Debate pelo seu significado na história do cinema. Até hoje reverenciado pelos críticos e pelo público em geral, foi uma das primeiras produções emblemáticas na transição entre o cinema mudo e o falado, além de utilizar, pela primeira vez, as câmeras em movimento".

Bernardo Issler, Professor de Metodologia Científica da Faculdade Cásper Líbero, e Yuri Teixeira, gestor de produtos audiovisuais para canais de TV por assinatura, estarão ao lado do dr. Wimer para direcionar o debate acerca da moral e da falsa moral. De acordo com Bottura Junior, a percepção da plateia sempre é considerada e agrega muito no aprendizado com as observações emitidas pelo público.

"Debater e assistir um filme simultaneamente, na mesma condição, por diversas pessoas, permite que seja construída uma visão coletiva sobre a obra. Os pontos de vista, aparentemente opostos e contraditórios, transformam-se em complementares. Aprendemos a diferença entre 'ou', 'e', e 'e/ou'; ou seja, desenvolver a capacidade de integrar ideias excludentes", atesta o presidente do Comitê Científico de Adolescência da APM.

Ainda, Wimer Bottura Junior diz que criou o Cine Debate há 18 anos visando proporcionar à população a possibilidade de desenvolver-se, de valorizar seu discernimento, sem diminuir o pensamento do outro. Mantém, ainda, o objetivo de possibilitar a criação de filtros contra manipulações presentes no cinema e nas diferentes formas de mídia.

"O êxito se deve ao trabalho de toda equipe de retaguarda, bem como ao apoio da Diretoria da APM, ao público, aos debatedores brilhantes que contribuem para que eu possa coordenar os debates e eventuais conflitos de ideias", afirma o especialista.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser realizadas com antecedência, pelo telefone (11) 3188-4281 ou eventosculturais@apm.org.br. Não será permitida a entrada após o início do filme.

 APM | Cine Debate – Cidadão Kane

Coquetel de Comemoração dos 18 anos

Data: 17 de junho de 2016

Horário: 19h

Local: APM

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3188-4281 | www.apm.org.br

Acontece Comunicação e Notícias

Comentários