Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

CURSILHOS DA CRISTANDADE PROMOVEM ENCONTRO MUNDIAL EM CUBA

2016-06-16 Rádio Vaticana
Havana (RV) – O Comitê Executivo do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade (MCC), sediado em Portugal até 2017,  promove em Cuba esta sexta-feira e sábado (17 e 18 de junho) um encontro para dinamizar o Movimento cristão naquele país.

Em declarações concedidas à Agência Ecclesia, Dom Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga e Assistente espiritual do MCC, sublinha que “apoiar os Cursilhos em Cuba significa levar o abraço a todos quantos trabalham com afinco e coragem, num país em enorme transformação” em termos “ideológicos”.

Os Cursilhos chegaram à Ilha há cerca de 50 anos. Foram relançados nos anos 90 e “em 2012 já se tinham realizado 41 cursilhos de mulheres e 38 de homens em Cienfuegos, 1 Cursilho de mulheres na Província de Matanzas e 42 de mulheres e 39 Cursilhos de homens em Niágara”, conta o prelado.

“Importante salientar que todo este trabalho de primeiro anúncio da fé vem acontecendo num contexto de enorme dificuldade econômica e falta de meios bibliográficos e humanos, nomeadamente de sacerdotes”, salienta Dom Francisco Coelho, destacando que Cuba é um país que lentamente está abrindo-se ao mundo.

A Igreja Católica em Cuba já “testemunhou” a vinda dos “últimos três Papas” e mais recentemente teve oportunidade de acompanhar “o encontro histórico entre o Papa Francisco e Kirill”, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia.

O encontro internacional do MCC, que vai decorrer na cidade de Cienfuegos, terá a participação de responsáveis e coordenadores dos Cursilhos de Cristandade em cerca de 60 países dos 5 continentes.

Representados estarão os grupos da Europa, da Ásia-Pacífico, da América do Norte e Caraíbas e da América Latina, que congregam atualmente milhões de membros.

Sobre os pontos que estarão em debate durante o evento, Dom Francisco  Coelho destaca a reflexão sobre a nova carta publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre os movimentos eclesiais,‘Iuvenescit Ecclesia’.

Na pauta do encontro, também a “necessária atualização da mensagem dos Cursilhos” aos “novos tempos”, no contexto do “rico magistério do Papa Francisco”.

O Movimento dos Cursos de Cristandade nasceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 1949, tendo como iniciadores Eduardo Bonnín e um grupo de sacerdotes e leigos, militantes da Ação Católica, apoiados pelo Bispo diocesano Dom João Hervás.

Desde então, foi-se configurando como um movimento de evangelização que busca levar a Boa Nova do Amor de Deus a cada pessoa, especialmente aos mais afastados.

Durante a reunião em Cuba, os participantes darão continuidade à preparação do processo de beatificação de Eduardo Bonnin e da Ultreia mundial que  terá lugar em Fátima, no contexto do centenário das Aparições de Nossa Senhora.

Portugal é, pela primeira vez desde 2014 até 2017, o principal ponto de encontro para membros do movimento, tendo sido escolhido como sede da Organização Mundial dos Cursilhos de Cristandade, durante o último encontro europeu realizado entre 23 e 26 de maio de 2013, na Áustria. (JE/Ecclesia)

(from Vatican Radio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visite a casa onde viveu a pintora Frida Khalo; Artista nasceu há 113 anos

NOVAS ROTAS DAS IGREJAS APÓS O COVID-19?