Pular para o conteúdo principal

CURSILHOS DA CRISTANDADE PROMOVEM ENCONTRO MUNDIAL EM CUBA

2016-06-16 Rádio Vaticana
Havana (RV) – O Comitê Executivo do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade (MCC), sediado em Portugal até 2017,  promove em Cuba esta sexta-feira e sábado (17 e 18 de junho) um encontro para dinamizar o Movimento cristão naquele país.

Em declarações concedidas à Agência Ecclesia, Dom Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga e Assistente espiritual do MCC, sublinha que “apoiar os Cursilhos em Cuba significa levar o abraço a todos quantos trabalham com afinco e coragem, num país em enorme transformação” em termos “ideológicos”.

Os Cursilhos chegaram à Ilha há cerca de 50 anos. Foram relançados nos anos 90 e “em 2012 já se tinham realizado 41 cursilhos de mulheres e 38 de homens em Cienfuegos, 1 Cursilho de mulheres na Província de Matanzas e 42 de mulheres e 39 Cursilhos de homens em Niágara”, conta o prelado.

“Importante salientar que todo este trabalho de primeiro anúncio da fé vem acontecendo num contexto de enorme dificuldade econômica e falta de meios bibliográficos e humanos, nomeadamente de sacerdotes”, salienta Dom Francisco Coelho, destacando que Cuba é um país que lentamente está abrindo-se ao mundo.

A Igreja Católica em Cuba já “testemunhou” a vinda dos “últimos três Papas” e mais recentemente teve oportunidade de acompanhar “o encontro histórico entre o Papa Francisco e Kirill”, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia.

O encontro internacional do MCC, que vai decorrer na cidade de Cienfuegos, terá a participação de responsáveis e coordenadores dos Cursilhos de Cristandade em cerca de 60 países dos 5 continentes.

Representados estarão os grupos da Europa, da Ásia-Pacífico, da América do Norte e Caraíbas e da América Latina, que congregam atualmente milhões de membros.

Sobre os pontos que estarão em debate durante o evento, Dom Francisco  Coelho destaca a reflexão sobre a nova carta publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre os movimentos eclesiais,‘Iuvenescit Ecclesia’.

Na pauta do encontro, também a “necessária atualização da mensagem dos Cursilhos” aos “novos tempos”, no contexto do “rico magistério do Papa Francisco”.

O Movimento dos Cursos de Cristandade nasceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 1949, tendo como iniciadores Eduardo Bonnín e um grupo de sacerdotes e leigos, militantes da Ação Católica, apoiados pelo Bispo diocesano Dom João Hervás.

Desde então, foi-se configurando como um movimento de evangelização que busca levar a Boa Nova do Amor de Deus a cada pessoa, especialmente aos mais afastados.

Durante a reunião em Cuba, os participantes darão continuidade à preparação do processo de beatificação de Eduardo Bonnin e da Ultreia mundial que  terá lugar em Fátima, no contexto do centenário das Aparições de Nossa Senhora.

Portugal é, pela primeira vez desde 2014 até 2017, o principal ponto de encontro para membros do movimento, tendo sido escolhido como sede da Organização Mundial dos Cursilhos de Cristandade, durante o último encontro europeu realizado entre 23 e 26 de maio de 2013, na Áustria. (JE/Ecclesia)

(from Vatican Radio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …