Pular para o conteúdo principal

Romance "Um nazista em Copacabana" mescla ação e comédia de costumes

Novo livro de Ubiratan Muarrek já está na livrarias

Por: Alexandre Lucchese

Romance "Um nazista em Copacabana" mescla ação e comédia de costumes Ubiratan Muarrek/Divulgação
Ubiratan Muarrek criou homônimos a partir de personagens reais em seu novo romanceFoto: Ubiratan Muarrek / Divulgação
Nada é o que parece ser em Um nazista em Copacabana. A começar pelo título. O segundo livro do jornalista e escritor Ubiratan Muarrek não acompanha um personagem identificado com o III Reich pelos calçadões da praia carioca, como pode dar a entender, mas está preocupado em revelar como as ideologias totalitárias e preconceitos seguem vivos, embora difusos, no cotidiano brasileiro. Para isso, usa com maestria humor e bons diálogos.
Neste romance, que está chegando agora às livrarias, o nazista é o soldado alemão Otto Funk, que veio morar no Rio de Janeiro no final da II Guerra, disposto a esquecer tudo o que viveu nos campos de batalha. Homônimo de um famoso soldado da juventude hitlerista, Otto constrói no Brasil sua família ao lado da manauara Iracema, com quem teve a filha Diana. O ex-combatente é um personagem ausente, que se faz lembrar nos diálogos de sua viúva e de sua filha.
A ação, no entanto, começa quando Diana volta para a casa da mãe, grávida após uma temporada vivendo em São Bernardo do Campo. O passado recente no interior paulista volta a persegui-la na capital carioca, já que o pai da criança, Delúbio, é um assessor de prefeito que se mete em um esquema criminoso para desapropriar habitantes de áreas carentes.
Publicidade
A escolha do nome do personagem não se deu por acaso. Delúbio é o segundo homônimo do livro, referência óbvia a Delúbio Soares, figura central do escândalo do Mensalão.
– Pretendia explorar a relação entre dois temas aparentemente díspares nesse livro, corrupção e nazismo. Mas o que importa na narrativa é como essas duas coisas influenciam na vida cotidiana, diária, não aquela dos telejornais – explica Muarrek.
Paulista, mas apaixonado pelo cotidiano carioca, o escritor compôs uma narrativa que se aproxima mais de uma novela de costumes do que um romance de suspense e perseguição, como a trama poderia sugerir. Aos poucos, Iracema, embora tendo uma vida difícil, também demonstra sua carga de preconceito, assim como os parceiros de Delúbio. Com diálogos rápidos e bem-humorados, inspirados na dramaturgia, a prosa de Muarrek prende a atenção do leitor desde o início e cria empatia com os personagens, denunciando o apelo sedutor de quem compactua com a corrupção e com uma visão de mundo totalitária – muitas vezes sem sequer refletir a respeito.
Com homônimos que se revelam diferentes de seus correspondentes na vida real e uma trama que mescla suspense e humor, Um nazista em Copacabana é um romance que guarda boas surpresas e revigora o poder da literatura de narrar uma boa história.
– O cinema roubou da literatura a arte de contar histórias, deixando o texto voltado mais para exercícios de linguagem e fluxo de consciência, o que também não é pouco. Mas a arte de narrar ainda tem espaço e tem potencial enorme de conquistar público. Não quero fazer uma literatura que dá as costas para o leitor – conclui o autor.
Um nazista em Copacabana
De Ubiratan Muarrek
Romance, Rocco, 353 páginas, R$ 38
Cotação: 4 de 5 estrelas

Zero Hora

Comentários