Pular para o conteúdo principal

USP lança app para facilitar aviso de furtos e crimes na Cidade Universitária

Lançado neste mês, app já teve quase mil downloads. Em 2016, 126 pessoas foram furtadas, 23 sofreram roubos e 12 tiveram carros roubados na Cidade Universitária.

Por Ana Carolina Moreno, do G1
14/09/2016 às 06:01 · Atualizado há 2 horas
USP lança aplicativo para facilitar aviso de crimes na Cidade Universitária (Foto: Reprodução/Campus USP)
USP lança aplicativo para facilitar aviso de crimes na Cidade Universitária (Foto: Reprodução/Campus USP)
A Universidade de São Paulo (USP) lançou, neste mês, um aplicativo para facilitar a comunicação de crimes dentro do Campus Butantã, que fica na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da Reitoria, até a manhã desta terça-feira (13), quase mil pessoas já tinham feito o downloado do app Campus USP. Ele é restrito aos estudantes, professores e funcionários técnicos e administrativos, já que exige o login no sistema integrado da universidade.
“Estamos trabalhando com o conceito da chamada segurança compartilhada, em que professores, funcionários e alunos podem colaborar”, afirmou, em nota, José Antonio Visintin, superintendente de Prevenção e Proteção Universitária. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Segundo o superintendente João Eduardo Ferreira, da STI, o objetivo é "aumentar a qualidade das ações relacionadas à prevenção e à segurança nos campi", por ser uma alternativa ágil de interação.
Segundo as estatísticas da Superintendência de Segurança, pelo menos 23 pessoas foram vítimas de roubo (mediante grave ameaça) no campus da Cidade Universitária. Outras 100 sofreram furto qualificado, 26 foram vítimas de furto simples e 12 tiveram o carro roubado. No total, entre janeiro e agosto foram registradas 161 ocorrências, com média de 40 ocorrências por mês. O número é 27% mais baixo que no mesmo período de 2015, quando 221 ocorrências haviam sido registradas até agosto.
Veja o número de ocorrências registradas no Campus Butantã da USP entre janeiro e agosto deste ano (Foto: Editoria de Arte/G1)
Veja o número de ocorrências registradas no Campus Butantã da USP entre janeiro e agosto deste ano (Foto: Editoria de Arte/G1)
Categorias e atualização
Para usar o serviço, é preciso ter uma conta de usuário no sistema integrado da USP. Os usuários podem inserir um número de telefone, se quiserem, para que a Guarda Universitária entre em contato em caso de denúncias. As ocorrências – nem todas relacionadas à criminalidade – só podem ser escolhidas entre nove opções: furto ou roubo, sequestro, atividade suspeita, vandalismo, problemas de trânsito, buraco na via, iluminação pública, vazamento de água e animais no campus.
Questionada pelo G1 sobre a falta de opção para denúncias de violência física, como nos casos de trotes violentos e agressões sexuais, a Reitoria afirmou que não tem registros desse tipo de violência praticado no campus, mas não especificou o período. Disse, também, que "o aplicativo deverá ser atualizado e, na segunda etapa, serão inseridos outros itens, como casos de violência à mulher, por exemplo".

Comentários