Pular para o conteúdo principal

Segundo Passeio Rosa em Fortaleza: combate e prevenção ao câncer de mama

O Instituto do Câncer do Ceará, em parceria com o Instituto Avon, realiza neste domingo (23)  caminhada para alertar quanto a importância do diagnóstico precoce

Foto: Assessoria / divulgação
Imagem do Passeio Rosa realizado ano passado na Beira Mar de Fortaleza

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) dará continuidade a atividade realizada em 2015. Repetindo o sucesso do ano anterior e como parte das atividades que envolvem a campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, a instituição, em parceria com o Instituto Avon, realizará neste domingo (23), a partir das 7h da manhã, o II Passeio Rosa, na Avenida Beira-Mar. A largada do passeio será no Aterro da Praia de Iracema e o ponto de chegada, na Praça dos Estressados.

São esperadas mais de três mil pessoas no evento que contará com trio elétrico e a animação do grupo Unidos das Cachorras, Di Ferreira e Super Banda. Para quem gosta de pedalar, a ciclofaixa estará livre para os que preferem abraçar a causa utilizando sua bike. Os interessados em participar do passeio já podem adquirir o kit com camiseta, protetor solar, esmalte e viseira, no valor de R$15, à venda nos Mercadinhos São Luiz, nas Lojas Despojada, Doratto, no Salão Ritualle It Space e nas academias Central do Corpo Training Club. Os que desejarem poderão fazer o passeio de bicicleta.
 
Instituto do Câncer do Ceará
O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.
 
Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de 1.000 colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos. A instituição é formada pelo HHJ, Escola Cearense de Oncologia (ECO) e Casa Vida, que abriga pacientes e seus acompanhantes vindos do Interior do Estado e de outras cidades para realizar tratamento no hospital, e, para onde as doações recebidas durante o Outubro Rosa serão destinadas. O Instituto completa no dia 25 novembro de 2016, 72 anos de existência.
 
Dados do Câncer no Brasil
O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. É o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

 Câncer de Mama – Estimativa 2016 (Instituto Nacional de Câncer – INCA)
 57.960 novos casos no Brasil
 4.050 no Nordeste
 2.160 no Ceará
 860 em Fortaleza

Dados do Câncer no ICC em 2015
Atendimento mensal: 22.508
Atendimento SUS: 70% dos atendimentos prestados Atendimento de novos casos de câncer/ano: 6.951
Consultas realizadas/ano: 173.837
Exames de imagem realizados/ano: 39.359
Mamografias realizadas/ano: 5.522
Cirurgias realizadas/ ano:6.578
Aplicações de Radioterapia/ano: 219.513
Aplicações de Quimioterapia/ano: 34.705

Com informações da organização do evento

Comentários