Pular para o conteúdo principal

Designer brasileira com síndrome de Down cria um guia de diagramação

Designer brasileira com síndrome de Down cria um guia de diagramaçãoFernanda Schacker foi um dos maiores destaques do III Fórum Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, uma iniciativa que a prefeitura da capital do Rio Grande do Sul realizou dentro da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.
A jovem designer gaúcha, que é portadora da síndrome de Down, apresentou seu “Guia de Diagramação Para um Livro Acessível”, com dicas e orientações para que a diagramação atenda melhor às necessidades dos leitores.
Fernanda declarou: “Desde criança, eu sempre tive muita imaginação e colocava muita criatividade na escrita. Sonhava em ser escritora e publicar um livro! Quando cheguei ao vestibular, escolhi design gráfico e aprendi todo o processo de produção de um livro. Como eu tenho síndrome de Down e queria ajudar outras pessoas, criei o Guia!“.
Entre as especificações detalhadas por Fernanda, estão:
– O papel das folhas precisa ter uma gramatura mais grossa; assim, terá maior resistência se forem usados grampos especiais como marcadores de página.
– A diagramação deve escolher fontes que permitam a melhor nitidez e um alinhamento específico para as caixas de texto, facilitando a leitura de quem tem dificuldades visuais.
– Se a sobrecapa do livro tiver abas rígidas, ele poderá ficar aberto e apoiado sobre a mesa, facilitando o uso de quem tem movimentos limitados nas mãos ou braços.
O guia de Fernanda ainda não conta com uma editora, mas a designer tem planos de publicá-lo como livro.

Aleteia

Comentários