Pular para o conteúdo principal

Fortaleza - CE: Missa pelo Centenário do Martírio de Charles de Foucauld (1/12/2016)

Iniciativa da Fraternidade Jesus+Caritas, seguidores e simpatizantes da espiritualidade do Bem-aventurado Charles de Foucauld.
 Local: Paróquia de Santo Afonso, Avenida Jovita Feitosa, 2733. 
Horário; 18 horas, Parquelândia - Fortaleza - Ceará. 
Após a celebração eucarística de ação, coquetel.

"Fermento na Massa", livro de René Voillaume sobre Charles de Foucauld.
Edição brasileira, com prefácio de Dom Helder Câmara (parte), então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, para centenário de nascimento do Irmão Universal (1858-1958). Dom Helder Câmara

(...) Charles de Foucauld entendeu como poucos o apostolado oculto, exercido pelo Mestre antes dos três anos de vida pública. É evidente que Ele não começou a salvar o mundo aos trinta anos e nem levou a vida oculta se preparando: em Nazaré já viveu apostolado em plenitude e já estava remindo a humanidade.
Padre de Foucauld se escondeu no deserto e na própria Nazaré. Aos poucos se aprofundou sua compreensão de apostolado oculto: um Jesus Cristo, desde o batismo, onde quer que ele estivesse ou morasse, - simplesmente estivesse ou morasse -, Cristo ali estaria e moraria, agindo ocultamente e santificando o ambiente.

Aquilo que ele começou e jamais conseguiu realizar em vida através de seguidores, é hoje realizado através dos irmãozinhos e das Irmãzinhas que se espalham pelo mundo inteiro, escolhendo de preferência os pontos da terra onde residem criaturas em situação infra-humana ou em estado de rejeição ou abandono (...).

Foto: Padre Geovane Saraiva
Interior da Igreja de Santo Afonso


Comentários