Pular para o conteúdo principal

Fotógrafo Leonid Streliaev lança livro em que resume o Rio Grande do Sul em imagens

Por: Gustavo Foster
04/11/2016 - 04h30min | Atualizada em 04/11/2016 - 04h30min
Fotógrafo Leonid Streliaev lança livro em que resume o Rio Grande do Sul em imagens Leonid Streliaev/Divulgação
Seja em detalhes, como nesta foto, ou em registros de pessoas e paisagens, Leonid Streliaev quis retratar o Rio Grande do Sul e suas característicasFoto: Leonid Streliaev / Divulgação
A característica do Rio Grande do Sul que mais chama a atenção do experiente fotógrafo Leonid Streliaev é o que ele chama de "luz meridional": a maneira como os raios de sol atingem o Estado durante o outono dá ao pago, o verniz amarelado que dá ao que atinge, principalmente à tardinha, encantam o profissional da imagem. Mas não só isso. A miscelânea de povos, a semelhança entre o pampa e a "tundra siberiana" (de onde veio a família Streliaev), a melancolia de nosso litoral vazio, tudo encanta o fotógrafo. Por isso, não podia ter melhor título o livro que ele lança neste sábado, às 17h, em evento em Gramado: Rio Grande do Sul — Edição especial.
— O Rio Grande do Sul sempre me encantou. Meu primeiro livro de fotografias foi sobre o Estado e, como estou comemorando 50 anos de carreira, quis fazer uma nova edição. A variação geográfica do nosso Estado, a diversidade humana, de culturas, são as coisas que formam o lugar onde a gente vive e que são maravilhosas — conta o fotógrafo, que trabalhou em veículos de comunicação como Zero Hora, revista Veja e a extinta revista Realidade, além de expor seus instantâneos em galerias The Photographer's Gallery, em Londres, e ser detentor do título de "fotógrafo brasileiro do ano", concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Para Rio Grande do Sul — Edição especial, além dos registros feitos em dois anos de estrada, Streliaev compilou imagens feitas em anos anteriores e textos de personalidades gaúchas, na intenção de criar um mosaico não só de imagens, mas de impressões gerais sobre o Rio Grande do Sul — escrevem nomes como o cardiologista Fernando Lucchese, o sociólogo Valdir Bündchen (pai de Gisele) e o chairman do Grupo RBS Eduardo Melzer. No formato "coffee table book", com capa dura, mais de 200 páginas e encadernação cuidadosa, o livro é dividido em 16 capítulos, que vão das "origens" à "metrópole", passando, é claro, pela "luz meridional" — que, a bem da verdade, permeia todo o livro:
— Quando eu trabalhava na Veja, fotografava muito o Erico Verissimo — conta Streliaev — E ele falava "Leonid, vem me fotografar de tardezinha, que essa luz me lembra os trigais maduros de Cruz Alta". Não é lindo isso?
Lançamento do livro Rio Grande do Sul — Edição especial
Sábado, às 17h.
Centro de eventos Las Fiestas (Pref. Waldemar Frederico Weber, 1.815, em Gramado)O autor pede que interessados confirmem presença pelo telefone (54) 8131-3498 ou pelo e-mail tela@telatomazeli.com.br
O livro: em 637 imagens, feitas depois de dois anos e milhares de quilômetros rodados pelo Estado, o fotógrafo Leonid Streliaev faz um resumo do Rio Grande do Sul em fotografias — sejam elas de paisagens, pessoas ou detalhes. Editora Leonid Streliaev, 228 págs, preço sugerido de R$ 200.

Zero Hora

Comentários