Pular para o conteúdo principal

Resenha do dia: o mistério e as muitas evidências de "Mistério no Centro Histórico", de Tailor Diniz

Resenha do dia: o mistério e as muitas evidências de "Mistério no Centro Histórico", de Tailor Diniz Félix Zucco/Agencia RBSSe há um raro consenso, ele diz respeito às evidentes qualidades de Porto Alegre para servir de cidade cenográfica. Um pouco disso se deve à nossa luz meridional, clima temperado, múltiplos traços arquitetônicos e de paisagens. Ser, ao mesmo tempo, metrópole e província. Vira e mexe, reconhecemos nossas avenidas em comerciais de TV, cinema e, claro, nos livros. A Capital do passado (como em Canibais, de David Coimbra), do futuro (As mitologias roubadas, de Giancarlo Borges) e, aqui, contemporânea: o excelente Mistério no Centro Histórico, de Tailor Diniz.
A mais recente novela policial do autor retoma com louvor o detetive Walter Jacquet e o bon vivant Joãozinho Macedônio, amigos desde os tempos do Alegrete, personagens de Crime na Feira do Livro (2010). Hospedado no apartamento de Macedônio ao vir dos Estados Unidos, onde cultiva fama profissional, Jacquet tem os instintos investigativos despertados pelo original literário do anfitrião – A operação quibe cru –, obra desenvolvida no âmbito de uma oficina de literatura (guarde bem essa informação).
Leia mais:

Destaco um evidente traço distintivo de Tailor Diniz: engenhosidade narrativa. Em Mistério no Centro Histórico, está no "livro dentro do livro" a descrição do crime a ser desvendado: um suposto atentado terrorista com repercussão internacional, a prisão relâmpago de Yasser Mohamed Farid no Chuí e os louros recaindo em Abnício Colenda, poderoso secretário de Estado com aspirações políticas. Pequenos vícios e falhas de revisão dão o toque de mestre: o original ofertado também a nós é um texto verde.
No transcorrer da história, muita lógica, especulação imobiliária, casamento dos poderes econômico e político, reações açodadas por repercussões midiáticas, reviravoltas e, claro, ótima literatura. Ah, Porto Alegre não é apenas cenário – oferece casting de primeira. Corra para as bancas e reconheça as personagens que desfilam no Moinhos, na Farrapos, no Centro e no apê de Macedônio.
Mistério no Centro Histórico
Tailor Diniz
Dublinense, 160 páginas, R$ 36,90
Autógrafos sexta-feira, às 18h, na Praça de Autógrafos.  

Zero Hora

Comentários