Pular para o conteúdo principal

Novo livro revela a produção jornalística de Simões Lopes Neto

Novo livro revela a produção jornalística de Simões Lopes Neto Reprodução/Reprodução
Simões Lopes Neto escrevia para a imprensa em PelotasFoto: Reprodução / Reprodução
Uma nova faceta de João Simões Lopes Neto (1865 – 1916) pode ser conhecida a partir desta sexta-feira, com o lançamento de Inquéritos em contraste. O livro, organizado pelo professor Luís Augusto Fischer e pela jornalista Patrícia Lima, reúne crônicas publicadas na imprensa de Pelotas entre 1913 e 1916. É a primeira vez que os textos integram um livro, revelando ao leitores um escritor bastante diferente dos clássicos Contos gauchescos (1912) e Lendas do Sul(1913): em vez do mundo rural, Simões Lopes Neto investiga o ambiente urbano, ouvindo como repórter as populações carentes e marginalizadas da cidade.
O lançamento do livro será nesta sexta-feira, às 17h, na Sala Leste do Santander Cultural, com a presença de Fischer, que contextualizará as crônicas na bibliografia do autor pelotense. O organizador do volume ressalta que, apesar da diferença temática entre Inquéritos e livros como Lendas do Sul, semelhanças se ressaltam.
– Simões Lopes Neto já havia feito o milagre de escrever a fala do homem simples do campo, com uma impressionante capacidade de dar ao escrito a vivacidade, o ritmo, o colorido da fala. E agora essas crônicas, escritas no fim de sua vida, nos mostram essa mesma verve, esse mesmo acerto ao reproduzir a fala urbana popular – explica Fischer.
A ortografia das crônicas foi atualizada, bem como notas de rodapé foram incluídas para esclarecer termos e circunstâncias que escapam ao leitor atual. O volume ainda conta com artigos de Patrícia Lima e Luís Borges, além de um mapa criado por Melina Gallo de Araújo, localizando os cenários dos textos em Pelotas.
– Para entender um dos nossos maiores escritores, é preciso saber o que ele escreveu. E os textos de jornal são parte significativa da produção dele, já que Simões Lopes trabalhou a vida inteira como jornalista – diz Patrícia Lima, cujo mestrado em Literatura Brasileira foi sobre as crônicas do autor
Inquéritos em contraste
De João Simões Lopes Neto
Organização de Luís Augusto Fischer e Patrícia Lima
Crônicas, Edigal, 168 páginas, R$ 30.Lançamento nesta sexta-feira, às 17h, no Sala Leste do Santander Cultural

Zero Hora

Comentários