Pular para o conteúdo principal

Projeto Arte Suave oferece atividades gratuitas na periferia de Fortaleza

O Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Polícia Militar do Ceará, beneficiando 90 crianças e jovens da comunidade do pau fininho com aulas gratuitas de judô e jiu-jítsu

Foto: Divulgação / Projeto
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Polícia Militar do Ceará, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM) de Compromisso Social e o RioMar Fortaleza, lançam  terça-feira, dia 21 de fevereiro, o Projeto Arte Suave na comunidade do Pau Fininho, localizada no bairro Papicu. Com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

Marcando o momento também estarão os alunos da sede do Campo do América, a comunidade local, representantes da Polícia Militar, dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e do Instituto JCPM. No dia, os novos alunos de 8 a 14 anos de idade receberão os kits de apoio, contendo bolsa, kimono, blusa, boné e squeze, e já iniciarão as aulas que ocorrerão nos períodos das manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, em uma sala montada para atender o projeto na sede do Batalhão.  

 “É muito gratificante ver que o Projeto Arte Suave tem apresentado resultado positivo e aproximado a polícia da comunidade. Hoje, nós, policiais militares, somos referência e exemplos para as crianças, tudo isso graças à parceria e amizade desenvolvidas dentro do Projeto”, explica o Sargento Cavalcante.  

Para o coordenador do Instituto JCPM de Compromisso Social em Fortaleza, Edgard Cruz, a parceria com o projeto é uma forma de contribuir com o desenvolvimento pessoal e cidadão de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.  

            Além de beneficiar os  jovens do Papicu, o projeto Arte e Suave também atenderá 30 jovens do bairro Presidente Kennedy. As atividades na região começam no dia 07 de março e ocorrerão nas terças e quintas, manhã e tarde, na Associação Sorriso da Criança. As aulas de judô e jiu-jitsu serão ministradas por policiais militares e contarão também a parceria do Instituo JCPM de Compromisso Social e do shopping RioMar Kennedy.

Projeto Arte Suave
O projeto Arte Suave promove o esporte como ferramenta motivadora de cidadania. Funcionando diariamente, de segunda a sexta-feira, a iniciativa é sem fins lucrativos e leva a prática do jiu-jítsu e judô para crianças e jovens de baixa renda e policiais militares. Atualmente, o Projeto acontece na comunidade do Campo do América, no bairro Meireles, onde obteve o resultado de 81,11% de aproveitamento nas competições em que participaram no decorrer do primeiro ano de existência.

Idealizado pelo Sargento PM Napoleão Cavalcante, faixa preta em jiu-jítsu, o projeto iniciou em junho de 2015 com intenção de prevenir a o uso de drogas e a violência em comunidades carentes. Por meio do acompanhamento dos professores é observado o comportamento e interesse do aluno, destacando valores como respeito e disciplina.

O Instituto JCPM de Compromisso Social
O Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) conta com duas unidades em Fortaleza, uma no bairro Papicu (na entrada principal do shopping RioMar Fortaleza) e uma no Presidente Kennedy (na entrada do shopping RioMar Kennedy). O IJCPM oferece cursos de Qualificação para o Varejo gratuitos e são realizados em parceria com o Senac/CE com intuito de capacitar jovens para atuar no varejo e elevar a escolaridade para que tenha melhores oportunidades de atuar no mercado de trabalho. O IJCPM atende prioritariamente os moradores dos bairros do entorno dos shoppings RioMar Papicu e RioMar Kennedy. Além dos cursos para o varejo, oferece oficinas multidisciplinares  de português, matemática, inglês e informática, oficinas de férias e cursos de aperfeiçoamento. No ano de 2016, as duas unidades de Fortaleza capacitaram mais de 1.400 jovens no Programa de Qualificação para o Varejo e mais de 1.000 jovens foram encaminhados para o mercado do trabalho.


Serviço
Lançamento do Projeto Arte Suave
Comunidade Pau Fininho
Data: 21/02/2017 (Terça-feira)
Local: 4ª Cia/ 8º Batalhão da Polícia Militar – Av. Desembargador Lauro Nogueira, 1863, Papicu (em frente ao RioMar Fortaleza)

Com informações da Assessoria do Evento
Boa Notícia

Comentários