Pular para o conteúdo principal

Prefeita de Paris inaugura parque às margens do Sena


A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, inaugurou neste domingo (2) o parque "Rives de Seine", com 3,3 quilômetros de extensão, ao longo das margens do rio Sena.

"Há 15 anos sonhávamos em devolver aos nossos pedestres, às crianças, o uso deste fantástico passeio", afirmou a prefeita socialista, enquanto passeava junto ao rio, cujas margens são um patrimônio mundial da Unesco e contam, a partir de agora, com um parque urbano de oito hectares com brinquedos infantis.

Apesar das críticas por parte da direita e de alguns vereadores das localidades da periferia parisiense, que denunciam que o fechamento de uma via expressa provocará engarrafamentos, Hidalgo comemorou que os "50 anos da avenida urbana terminam definitivamente hoje".

"Não somos contra os carros, somos contra a poluição", insistiu a prefeita de Paris, após dizer "viva a vida, viva Paris e viva a respiração!".

A passagem de veículos pela margem direita do Sena está oficialmente vetada desde 21 de outubro.

O parque "Rives de Seine" abrange os 2,5 quilômetros que já eram exclusivos dos pedestres da margem esquerda, mais os 4,5 quilômetros da margem direita, formando um "espaço de recreação" com atividades culturais e esportivas.

Uma via da margem direita ficará isenta, entretanto, de instalações fixas, a fim de facilitar a passagem de veículos de emergência e outros dispositivos prioritários.

"Sou parisiense, não uso meu carro e este passeio é algo bom", declarou à AFP Laure Bertrand.

"É uma iniciativa excelente", acrescentou Laurent Wagner, que opina que "a polêmica se torna um pouco obsoleta quando se conhecem os problemas de saúde causados pela poluição em Paris".

AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08