Pular para o conteúdo principal

Feira de Profissões auxilia na escolha da carreira

Centenas de estudantes de diversas escolas e instituições da Capital e do Interior percorreram os espaços do evento, que teve início ontem e segue neste sábado com extensa programação aberta ao público ( Foto: Ares Soares )
A sexta-feira foi de muito movimento, tira-dúvidas e troca de conhecimentos no Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro Edson Queiroz, durante o primeiro dia da Feira de Profissões 2017, realizada pelo quarto ano consecutivo e consolidada no calendário educacional do Estado. Centenas de estudantes de diversas escolas e instituições da Capital e do Interior percorreram os espaços do evento, que teve início ontem e segue neste sábado com extensa programação aberta ao público.
Durante a manhã, universitários e professores dos 36 cursos da Unifor ocuparam estandes, distribuídos por áreas, para tirar dúvidas, distribuir informativos e esclarecer os visitantes sobre os aspectos de cada profissão, desde a entrada na graduação até as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Para a estudante Mariane Cavalcante, 17, que está no último ano do Ensino Médio - mas já pensa na pós-graduação em Relações Internacionais que quer cursar na Unifor -, o evento é sempre "uma boa oportunidade de conhecer outros cursos e saber mais sobre a futura profissão que quer exercer", afirma.
No estande de Comércio Exterior, visitado depois do de Jornalismo, a curiosidade de Mariane foi recebida com entusiasmo por Yara Marques, 23, estudante do quinto semestre do curso na Unifor. "Quando estava no colégio, eu sempre participava da Feira, o que me ajudou muito a decidir qual profissão seguir. Hoje, é muito bom poder ajudar os outros, trocar experiências e, ainda, refletir sobre minha própria área a partir dos questionamentos deles", avalia a universitária, cuja dúvida mais frequente que respondia aos visitantes era sobre quais os requisitos para seguir na profissão de forma bem sucedida.
Uma visão ampla do curso de Ciências Contábeis também foi explanada com paixão pelo professor Wellington Lima, integrante do corpo docente da Unifor que dividiu, ontem, o estande com os próprios alunos. "Esse momento abre para o visitante um panorama sobre a importância do curso para a vida pessoal e profissional. Eles podem ainda conhecer melhor as oportunidades do mercado, passear pela Feira e encontrar a profissão que faz o coração bater mais forte - é nessa onde melhor atuamos", opina o professor.
Descobertas
Uma das ouvintes mais atentas de Wellington, a estudante Evelyse Castro, 17, voltará para o Município de Cascavel, onde mora e cursa o 3º ano do Ensino Médio, com um peso a menos na bagagem: o da dúvida sobre que profissão seguir. "Ano passado, eu vim e saí muito perdida. Hoje, aprendi muito sobre as possibilidades de trabalho que terei na Contabilidade e já decidi que é isso que quero fazer", sentenciou, planejando sair do estande da Feira e ir visitar a Exposição Coleção Airton Queiroz, em cartaz no Espaço Cultural Unifor, aberto ao público durante todo o evento.
O passeio pelos estandes e pelos diversos espaços e atividades da programação também proporciona outras descobertas, na teoria e na prática, aos estudantes e universitários. O graduando do segundo semestre do curso de Eventos, Felipe Barreto, 19, observa que "muita gente ainda não sabe como a graduação tecnológica funciona", ressaltando que a Feira de Profissões é um espaço único para divulgação e valorização da área. "E eu ainda levo comigo a experiência de estar dentro de um evento, vivenciando os bastidores e a prática do que eu estudo", avalia Felipe.
A quarta edição da Feira de Profissões Unifor prossegue neste sábado, com palestras e atividades gratuitas a partir das 15h. O encerramento, às 17h30, na Praça Central do Campus, contará com a presença do jornalista e apresentador da Rede Globo, Sérgio Groisman; da pesquisadora Fernanda Werneck, única brasileira agraciada com o Prêmio Internacional Mulheres na Ciência; e de Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO da maior plataforma de contratação de serviços do País, a GetNinjas.
Mais informações
IV Feira de Profissões Unifor
Programação completa em http://feiradeprofissoes.unifor.br/
Contatos: 3477-3113 / feiradeprofissoes@unifor.br
Diário do Nordeste

Comentários