Pular para o conteúdo principal

TED, um novo Areópago

Padre Geovane Saraiva*

O Filho de Deus, que desceu do céu e veio morar entre nós, desejando revelar a vontade do Pai, estabeleceu-se no meio de seu povo. Não quer só conversar com cada pessoa, mas demonstrar toda a força de seu amor indizível e infinito, doando sua própria vida pela realização plena da humanidade: a salvação. A salvação que nos é oferecida, presente de Deus e verdade de fé, e é também o eixo da vida dos cristãos. Nela, renovam-se a esperança e o sonho que pareciam ter se exaurido, apontando o verdadeiro sentido da vida, na certeza de que, pela graça do Senhor ressuscitado, experimenta-se a plenitude em Deus, dom maior da vida humana.

Convém nunca se perder de vista o Evangelho dos discípulos de Emaús, pela explicação das Escrituras e no anúncio da ressurreição na partilha do pão, na qual encontramos o próprio Jesus ressuscitado tornando-se irmão, amigo e companheiro de caminhada, ao revelar seu projeto redentor e salvador. Como é maravilhoso olhar para aquele que constantemente está ao lado da criatura humana, nas alegrias e esperanças, tristezas e angústias da vida, amando cada pessoa com amor eterno, na sua missão libertadora e redentora!

Extasia-nos ver o Papa Francisco ensinando-nos o rumo da vida, em TED (Tecnologia, Entretenimento, Design), asseverando: "Que maravilhoso seria se o crescimento da inovação científica e tecnológica viesse juntamente com mais igualdade e inclusão social". Um novo Areópago, que concretamente é a humanidade e todo o planeta, indicando-nos o caminho seguro e sólido, a partir do absoluto de Deus. O Santo Padre dirigiu a sua mensagem no formato TED, uma organização sem fins lucrativos que convida diversos especialistas a refletir sobre vários temas, incluindo ciência, arte, design, política, educação, cultura, negócios, questões globais, tecnologia, desenvolvimento e entretenimento.

TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, destinadas à propagação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "são ideias que merecem ser disseminadas", com apresentações limitadas a dezoito minutos, que em vídeos são amplamente divulgadas na internet.

É a manifestação da revelação de Deus, no dom da partilha do pão. Francisco está atento a todos os meios, no desejo de que todas as pessoas de boa vontade possam, a partir do Cristo ressuscitado, renovar o sonho da vida e da esperança, pelo dom da fé e de crer.


*Pároco de Santo Afonso, Jornalista, Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …