Lisboa: «O livro da Ave-Maria» e «Tens uma mensagem» foram apresentados na Feira do Livro

Maria Teresa Maia Gonzalez já escreveu mais dois livros para coleção infantil dedicada à religião

Lisboa, 02 jun 2017 (Ecclesia) – A escritora Maria Teresa Maia Gonzalez apresentou esta quinta-feira os livros infantis ‘O livro da Ave-Maria’ e ‘Tens uma mensagem’ que aproximam a temática mariana e as aparições em Fátima das crianças.
“Os meus livros são para as pessoas que os quiserem ler e tenho tido a experiência que alguns livros que escrevo para crianças são também lidos pelos jovens, pelos pais dos jovens, pelos professores e educadores, o que me dá muita alegria”, disse em declarações à Agência ECCESIA.
Na Feira do Livro de Lisboa, a escritora afirmou que segundo a sua experiência as crianças e os adolescentes têm interesse na temática religiosa e espiritual e do contacto que tem nas apresentações das obras e nas visitas às escolas “têm muitas questões, assim as pessoas queiram estar atentas e responder-lhes ou ajudá-las a encontrar resposta”.
‘O livro da Ave-Maria’ apresenta a oração de forma natural e simples e Maria Teresa Maia Gonzalez “quis fazer oração com a criança que está a ler” e “alargar um pouquinho o horizonte”, ou seja, “sair do que é mais evidente de cada expressão e de cada frase”.
“Procurei fazer foi aproximar a criança de deus e creio que isso só se pode fazer numa linguagem simples e por outro lado repleta de afeto, que será a palavra chave”, desenvolveu.
Já o livro ‘Tens uma mensagem’ é, sobretudo, sobre a mensagem que Maria apresentou nas aparições em Fátima, “através daquele canal fantástico” que foram os pastorinhos, com o objetivo que o leitor – criança, jovem ou adulto – percebam que é também para hoje.
“Comecei por explicar a importância da mensagem, a palavra mensagem que é muito comum e diz muito às crianças para chegar à ideia de que Deus comunica connosco de muitas maneiras”, acrescentou.
As novas publicações foram apresentadas pela irmã Ângela Oliveira, da Aliança de Santa Maria, que destaca a “simplicidade” da autora em escrever sobre “fé e de coisas de Deus de uma forma muito próxima”.
Enquanto ‘O livro da Ave-Maria’ “toca a vida concreta das crianças” e “descortina a oração tão antiga que tem voz ainda hoje”, em ‘Tens uma mensagem’ a autora “volta a quebrar as ideias ou preconceitos” sobre Fátima, desenvolveu a religiosa em declarações à Agência ECCLESIA.
O editor Pedro Reizinho explicou que nos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora em Fátima “fazia todo o sentido” um livro infantil sobre esse tema e se “Maria Teresa era a pessoa óbvia” já “as conversas são como cerejas” e de um livro passaram a uma coleção.
Maria Teresa Maia Gonzalez acrescentou que “já estão escritos” mais dois livros, um sobre o Pai Nosso e outro sobre o anjo da guarda, que “sairão em breve”.
“Escreve maravilhosamente bem, consegue falar com as crianças na linguagem e termos delas”, assinalou o editor da ‘zeroaoito’, destacando a capacidade de escrever para uma “determinada idade”.
A Feira do Livro de Lisboa abriu portas esta quinta-feira, Dia Mundial da Criança, com uma programação dedicada ao público infantil e termina a 18 de junho.
Pedro Reizinho explicou ainda que a Editora 08 o ano passado criou “duas novas chancelas” dedicadas ao público infantil e juvenil e é isso que vão apresentar no certame com lançamentos de livros, sessões com “duas autoras livros culinários” e ter as “personagens dos livros” a interagir com as crianças na feira.
CB

Comentários

Mais Visitadas

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB