Pular para o conteúdo principal

Aposte em cinco livros para inspirar sua próxima viagem

Ilha de Koh Samui, Tailândia
Um bom livro é sempre uma boa companhia. Enredos e personagens interessantes em narrativas, contos e poesias prendem o leitor em diferentes momentos, como antes de dormir, no seu tempo livre ou durante uma viagem de avião ou ônibus. Além disso, nas páginas de uma obra, é possível conhecer novos lugares e culturas, ainda que pelo olhar do autor.
Nesta terça-feira, 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, as Revistas O POVO trazem dicas de livros que podem inspirar o roteiro da sua próxima viagem. As sugestões são do Momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis.
"A Praia", de Alex Garland - Tailândia
O livro deu origem ao filme homônimo, famoso pelas locações paradisíacas e protagonizado por Leonardo DiCaprio. A obra traz a história de Richard, um mochileiro em busca de uma ilha isolada e pouco conhecida. Em terras tailandesas, comece seu roteiro por Bangkok, na rua Khao San, onde encontrará comidas exóticas — exatamente aquelas em que você está pensando: espetinhos de escorpião, grilo e afins — e vida noturna. O Golfo da Tailândia é ponto de partida para ilhas como Koh Samui, Koh Phangan e Koh Samet. Não deixe de visitar a famosa Koh Phi Phi. 

"On the Road - Pé Na Estrada", de Jack Kerouac - Estados Unidos
Lançado em 1957 nos Estados Unidos, a obra literária conta a história de Sal Paradise e Dean Moriarty, que cruzaram o país norte-americano em uma road trip e pode inspirar uma viagem do mesmo tipo. Que tal seguir os passos de Sal e Dean e percorrer as estradas estadunidenses e conhecer lugares como Nova York, Nova Jersey, Chicago, Nova Orleans e São Francisco?

VALDIS SKUDRE/SHUTTERSTOCK
Vista da Stanage Edge, em Derbyshire


"Orgulho e Preconceito", de Jane Austen - Inglaterra
O título traz a história de Elizabeth Bennet, que vive no interior da Inglaterra. As localizações presentes no livro são imaginárias, mas foram inspirados em cidades inglesas. A viagem começa no condado de Derbyshire, com uma visita às praias do Peak District National Park . Vá à Hathersage Moor para uma vista da paisagem do alto da Stanage Edge. Em Chawton, distrito de Hampshire, os fãs de Jane Austen podem visitar sua casa.

"Kafka à Beira Mar", de Haruki Murakami - Japão
Haruki Murakami conta, em seu livro, a história do idoso Nakata e de Kafka, uma adolescente de 15 anos. A garota foge de sua casa, em Tóquio, para a ilha de Shikoku. Seu roteiro pelo país asiático pode começar por sua capital, Tóquio, onde você poderá vivenciar o universo geek e da alta tecnologia. Em seguida, vá até Osaka e Kobe, onde o tour pela Akashi Kaiko, a ponte suspensa mais longa do mundo, é imperdível.

"Série Napolitana", de Elena Ferrante - Itália
A série de quatro livros, escrita por uma autora anônima sob o pseudônimo de Elena Ferrante, conta a história de duas amigas, Elena e Lila, durante 50 anos. Para conhecer os locais onde o enredo acontece, o destino é a Europa, mais precisamente a Itália. Vá a Nápoles, principal local da série. Em seguida, a pedida é relaxar por alguns dias na ilha de Ischia, localizada a uma hora de balsa de Nápoles, e, depois, partir para Florença, lugar que também aparece bastante nos livros.

O Povo

Comentários