Cearenses lançam aplicativo para dar visibilidade a cultura do Nordeste

Com a intenção de mostrar a diversidade cultural do Nordeste, um  jovem cearense decidiu desenvolver um aplicativo que reúne várias informações de todos os nove estados da região. A ideia surgiu quando o estudante de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lucas Rodrigues percebeu a ausência de uma ferramenta que falasse da cultura nordestina.
“Eu fiz uma pesquisa no Google sobre aplicativos para falar sobre a região Nordeste e não encontrei nenhum. O Nordeste é tão grande, mas não tem nenhuma plataforma que englobe a sua cultura”, explicou Lucas.
Para a produção dos conteúdos do aplicativo, chamado de Nordestilidades, o cearense de Beberibe, a 79 km de Fortaleza, contou com a ajuda de outras três estudantes da escola profissionalizante Pedro de Queiroz Lima. Mariana Oliveira, Ariane Lima e Camila Melo pesquisaram sobre a cultura nordestina e disponibilizaram as principais informações da região.
Quem baixar o aplicativo vai saber dos aspectos geográficas e culturais da região, os principais pontos turísticos, as principais rádios e veículos de comunicação da região. Com isso, Lucas acredita que essa ferramenta dará mais visibilidade aos estados Nordestinos no Brasil.
“A ideia de todo o projeto foi desenvolvida em um mês e o aplicativo durou cerca de cinco dias para ser criado”, informou Lucas, que ficou responsável pela ideia e desenvolvimento do produto.
O Nordestilidades foi lançado no dia 2 de junho para sistema Android e, até o momento, já rendeu mais de 400 donwloads. Nos próximos dias, Lucas acredita que esse número possa aumentar, já que prevê disponibilizá-lo para os sistemas operacionais iOS e Windows Phone.
O aplicativo reúne aspectos culturais, geográficos e pontos turísticos da região Nordeste (FOTO: Nordestilidades)
Além do que um aplicativo
Mas se você pensar que o Nordestilidades irá se resumir apenas em informações gerais sobre o Nordeste está enganado. Lucas pretende oferecer ao público produtos personalizados e típicos da região, como livros, blusas entre outros utensílios, além de fazer vídeos para mostrar as belezas da região.
Na último dia 27, o aplicativo de Lucas esteve entre as 60 startups selecionadas para participar do evento Invest Class, que reuniu investidores e empreendedores. Uma oportunidade para o cearense alcançar seus objetivos.

Tribuna do Ceará 

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado