Pular para o conteúdo principal

Feira reúne artistas e lança selo literário formado por coletivo

A literatura será a protagonista de evento que ocorre neste domingo, 16, no Centro Dragão do Mar, das 16h às 20h. Será  a Feira índice, parte da programação "Férias com Arte – Pra Aprender e Curtir". Nesta edição, a Feira, em parceria com a gráfica Riso Tropical, lança o Selo Indícios.

A Índice é uma feira de impressos e pequenas livrarias, sebos de livros, editoras independentes, artistas e zineiros que lançam, vendem, trocam e expõem zines, revistas independentes, livros publicados em Fortaleza, quadrinhos, posters, prints, originais e manuscritos.Uma das publicações que terá destaque no evento será de zines, também conhecidos como fanzines, que são publicações confeccionadas pelos artistas, com baixo custo e que abordam temas diversos.
(Foto: Emi Teixeira) Iniciativa reúne artistas independentes
De acordo com a artista Fernanda Meireles, curadora do evento, a Índice quer abrir espaço para as publicações autorais, promover o encontro dos artistas e incentivar as pessoas a produzirem literatura. “Queremos instigar as pessoas a contarem as próprias histórias, sejam através de contos, fotografias ou textos, pois todo mundo é capaz de fazer literatura”, acredita.

Para Fernanda, os autores independentes do Ceará não possuem muito espaço para divulgarem seus trabalhos, e eventos como este dão oportunidade. “Os artistas têm que criar os próprios espaços e é importante quando é possível dialogar com instituições que reconhecem a importância da literatura e da escrita e dão destaque a elas”, ressalta.
No domingo, Feira Índice também irá lançar o Selo Indícios, com a apresentação das três primeiras publicações do selo, que tem como tema “como reconhecer Fortaleza”. Impressas em risografia, uma técnica semelhante à serigrafia, porém mais rápida, as zines foram feitas em dupla por seis artistas cearenses: Estácio Facó e Simone Barreto; Roberta Félix e João Miguel Lima; e Lúcio Flávio Gondim e Pedro Augusto.
As publicações do selo terão sua linha de montagem realizada durante a Feira Índice, com a ajuda do público, que poderá levar um exemplar de cada para casa gratuitamente. Também haverá espaço para as pessoas que quiserem expor publicações ou realizar trocas.
As publicações do selo terão sua linha de montagem realizada durante a Feira Índice, com a ajuda do público, que poderá levar um exemplar de cada para casa gratuitamente. Também haverá espaço para as pessoas que quiserem expor publicações ou realizar trocas.

Serviço:
Feira Índice
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Quando: 16 de julho, das 16h às 20h
Gratuito
Redação O POVO Online

Comentários