Pular para o conteúdo principal

Para meditar

Gonzaga Mota*
Florestal é um país situado no norte do continente Afrazil, muito rico em recursos minerais e agrícolas, com grande dimensão territorial e banhado pelo oceano Ocitlam. Dizem até que é um dos países do futuro. No entanto, a grande maioria da população vive em condições não favoráveis. Os serviços básicos de educação, saúde e segurança, dentre outros, são precários. Analisando-se o IDH, elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU, evidencia-se uma deficiência significativa. Muita pobreza. Do ponto de vista político, predomina uma pseudo-democracia. De um lado, a instável harmonia e independência dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e, de outro, a pouca consistência, no sentido amplo, do processo de escolha dos representantes do povo. Florestal adota o regime presidencialista.
Na maioria das vezes, os seus presidentes seguem o comportamento de um "déspota a curto prazo", tornando a situação ainda mais difícil. Com baixos índices educacionais (cognitivos e comportamentais) dos habitantes do "rico" Florestal surgem a corrupção sistêmica, a discriminação, a falta de oportunidades etc. Este quadro lembra a fábula "o lobo e o leão" de Esopo.
"Certa vez um lobo estava levando para sua toca um cordeiro roubado, quando um leão tomou-lhe a presa. Então o lobo lhe disse: você tomou desonestamente o que era meu. E o leão revidou: por acaso você recebeu honestamente o cordeiro? Moral da história: delinquentes trocam acusações quando se veem em alguma complicação". Pobre Florestal! Que apareçam boas atitudes.
*Professor aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08