Pular para o conteúdo principal

Poeta Mel Duarte abre miniturnê gaúcha de slam com bate-papo

A miniturnê da poeta e slammer paulista Mel Duarte pelo Rio Grande do Sul começou da melhor maneira possível: em um evento promovido no espaço Aldeia, a escritora, uma das principais expoentes do movimento slam no Brasil, participou de um bate-papo com dezenas de pessoas e fez uma performance de poesia falada.
– Você é a primeira poeta viva que eu conheço – resumiu, quase no final do encontro, uma professora da plateia.
Mel Duarte esteve na Aldeia, em Porto Alegre, para bate-papoFoto: André Feltes / Especial
Descontraído e informal, o bate-papo contou com a mediação da jornalista Carol Anchieta. Mel conversou com a plateia sobre os conceitos do movimento slam, a importância da participação feminina e negra em espaços culturais, os temas de suas obras e a história de sua carreira. Chegou a dar dicas para quem quer se arriscar na poesia – ou mesmo em eventos de slam:
– Eu costumava ler livros com um caderninho e um dicionário do lado. Ia anotando as palavras e, depois, me testava a escrever algo com algumas dessas palavras. Ou pegava uma imagem aleatória e tentava fazer um poema sobre aquilo. Agora, para organizar as ideias da sua cabeça, só você, mesmo.
No Estado, Mel vai participar de mais dois eventos em Porto Alegre, no sábado – uma oficina e um encontro de grupos de slam do Estado – e um em Pelotas, no domingo. 
Poeta, slammer e produtora cultural, Mel atua com literatura independente há mais de uma década, faz parte do coletivo Poetas Ambulantes e é envolvida com o Slam das Minas/SP. Publicou os livros Fragmentos Dispersos (2013) e Negra Nua Crua (2016), mas se tornou amplamente conhecida após sua participação no sarau de abertura da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2016 – seu vídeo recitando poemas chamou atenção nas redes sociais.
MEL DUARTE NO RS
Porto Alegre
Sábado (1º), das 10h às 17h
Slam Oficina: de onde vem, pra onde vai?, com Mel Duarte, na Aldeia. Valor: R$ 70. Inscrições em bit.ly/MelDuartePoaInscri

Sábado (1º), às 19h30min
Slam Conexões – Edição Mel Duarte (com participações de Slam Peleia, Slam das Minas/RS e Slam RS) no Largo Zumbi dos Palmares.

Pelotas
Domingo (2), às 15h
Slam Poesia com Mel Duarte na rua, em frente à Casa Cultural Las Vulvas (Rua Padre Anchieta, 949). 

Zero Hora

Comentários