Vidança está com matrículas abertas para cursos gratuitos

Os alunos matriculados podem frequentar o projeto de segunda a sexta-feira, tendo a oportunidade de vivenciarem diferentes atividades, de modo que conheçam variadas linguagens artísticas e permaneçam, no mínimo, três horas por dia na instituição

 
Foto: Marina Cavalcante
 
A Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará está com matrículas abertas para crianças, adolescentes e jovens interessados em participar dos cursos gratuitos oferecidos pela sua Escola de Artes e Ofícios, por meio do projeto “Vidança – A Dança da Vida”, patrocinado pelas empresas Enel Distribuição Ceará e M Dias Branco. Localizada no bairro Vila Velha, a Associação atua há 36 anos na região e atende mais de 200 alunos ministrando aulas de ballet clássico, danças dramáticas, danças urbanas, corte e costura, percussão, capoeira, carpintaria, artes manuais e contação de histórias.
 
Os alunos/as matriculados/as podem frequentar o projeto de segunda a sexta-feira, tendo a oportunidade de vivenciarem diferentes atividades, de modo que conheçam variadas linguagens artísticas e permaneçam, no mínimo, três horas por dia na instituição. O objetivo é ocupar o contra-turno escolar com estímulos saudáveis e instigantes. Vale ressaltar que a Barra do Ceará e o Vila Velha compreendem regiões extremamente pobres da nossa capital, com elevados índices de violência, o que afeta negativamente a vida dessas crianças e jovens, que passam a ter uma nova perspectiva ao adentrar no mundo das artes. 
 
Para participar do projeto, basta ter no mínimo 7 anos de idade e estar matriculado na escola.  O lanche é oferecido pela instituição, enquanto o transporte fica a cargo da família do/a aluno/a. Meninas com até 12 anos podem ainda participar do projeto “Tambatuque das Marias”, realizado pela Vidança com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - Secult e da Enel, por meio do  IX Edital Mecenas do Ceará.
 
As familiares dos/as alunos/as também têm espaço. Às segundas, quartas e sextas, elas são convidadas a colocarem seus corpos em movimento, nas aulas de dança funcional. Além disso, o grupo Retalhos da Vida promove encontros e troca de experiências entre as gerações, realizando trabalhos manuais e de corte e costura. O diálogo inter-geracional aqui tem sua forma mais consistente, fundamental para a elevação da autoestima de cada um e para selar o compromisso com a comunidade maior.
 
“É sabido por todos que a educação e a arte têm salvado muitas pessoas da desistência da vida, da acomodação a estruturas perversas e difíceis. O Vidança percebe seu compromisso como elemento humanizador e, também, como agente formador de uma comunidade onde o indivíduo expande dimensões vitais de crescimento, como a dimensão artística, exercendo seus talentos em benefício de si e do Outro (um Outro que se expande para a comunidade)”, pontua Anália Timbó, idealizadora da Associação. Atualmente, além dos apoios pelo Edital Mecenas Estadual, a empresa M. Dias Branco também apoia os projetos através dos recursos captados do Fundo para a Criança e o Adolescente do Ceará.  
 
Serviço  
http://vidanca.org.br/ ou (85)3262.7599
*As matrículas precisam ser feitas presencialmente, na sede do Vidança.
Endereço: Avenida L, 400 – Bairro Vila Velha
 
com informações da assessoria de comunicação
Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019

José, servo bom e fiel

Primeira edição da Semana de Arte Unifor abraça diversidade de linguagens e expressões