Projeto Ceará Leitor leva cultura e literatura às cidades cearenses

O projeto valoriza a produção editoral e autores cearenses. Um micro-ônibus repleto de livros percorre as cidades com ações culturais e incentivo à leitura. Os próximos municípios contemplados serão Horizonte e Maracanaú.

Foto: Divulgação / Assessoria
 
Ceará leitor é um projeto de incentivo à leitura que percorre o Ceará com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Organizado pelo Instituto Viva Brasil e realizado pela Câmara Cearense do Livro, foi viabilizado pelo Governo do Estado do Ceará /Secretaria de Cultura e tem apoio do Sebrae.
O projeto já aconteceu nas cidades de Guaramiranga, Baturité, Aquiraz. A cidade de Horizonte será a próxima a receber o evento, nos dias 16. 17 e 18 de agosto. Em seguida será o município de Maracanaú.
 
Em cada município contemplado haverá atrações culturais com foco nas obras expostas, direcionadas ao público de alunos e professores da rede pública municipal, estadual e demais interessados. 
 
Booktruck
Numa livraria adaptada em um micro-ônibus - o "Booktruck” - disponibilizado à Câmara Cearense do Livro pelo Sebrae, o público terá oportunidade de adquirir, com preços diferenciados, obras de editoras cearenses de literatura infanto-juvenil e adulta com temas variados: biografia, romance, conto, poesia, ensaio, cordel, quadrinhos, livros de imagens e de arte, entre outros. 
 
O Ceará Leitor também incentivará a formação de Clubes de Leitura por meio de doação de uma cesta livros aos municípios e capacitação de professores, bibliotecários e agentes culturais.
As atrações culturais acontecerão em lugares aberto ao público, preferencialmente na praça principal de cada cidade. O calendário de palestras e formações será disponibilizado com antecedência nas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura dos municípios contemplados, por meio de convite virtual e da plataforma Mapa Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. 
 
Na livraria do "Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos e autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.
 
Serviço
Projeto Ceará Leitor
Próxima cidade: Horizonte
Dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017

Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado