Pular para o conteúdo principal

Projeto Ceará Leitor leva cultura e literatura às cidades cearenses

O projeto valoriza a produção editoral e autores cearenses. Um micro-ônibus repleto de livros percorre as cidades com ações culturais e incentivo à leitura. Os próximos municípios contemplados serão Horizonte e Maracanaú.

Foto: Divulgação / Assessoria
 
Ceará leitor é um projeto de incentivo à leitura que percorre o Ceará com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Organizado pelo Instituto Viva Brasil e realizado pela Câmara Cearense do Livro, foi viabilizado pelo Governo do Estado do Ceará /Secretaria de Cultura e tem apoio do Sebrae.
O projeto já aconteceu nas cidades de Guaramiranga, Baturité, Aquiraz. A cidade de Horizonte será a próxima a receber o evento, nos dias 16. 17 e 18 de agosto. Em seguida será o município de Maracanaú.
 
Em cada município contemplado haverá atrações culturais com foco nas obras expostas, direcionadas ao público de alunos e professores da rede pública municipal, estadual e demais interessados. 
 
Booktruck
Numa livraria adaptada em um micro-ônibus - o "Booktruck” - disponibilizado à Câmara Cearense do Livro pelo Sebrae, o público terá oportunidade de adquirir, com preços diferenciados, obras de editoras cearenses de literatura infanto-juvenil e adulta com temas variados: biografia, romance, conto, poesia, ensaio, cordel, quadrinhos, livros de imagens e de arte, entre outros. 
 
O Ceará Leitor também incentivará a formação de Clubes de Leitura por meio de doação de uma cesta livros aos municípios e capacitação de professores, bibliotecários e agentes culturais.
As atrações culturais acontecerão em lugares aberto ao público, preferencialmente na praça principal de cada cidade. O calendário de palestras e formações será disponibilizado com antecedência nas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura dos municípios contemplados, por meio de convite virtual e da plataforma Mapa Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. 
 
Na livraria do "Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos e autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.
 
Serviço
Projeto Ceará Leitor
Próxima cidade: Horizonte
Dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017

Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/