Pular para o conteúdo principal

Camerata de Cordas UFC se apresenta no projeto Clássicos na Lagoa próxima sexta

O evento é realizado nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu, e tem por objetivo promover concertos de música erudita gratuitos

Foto: Reprodução / Internet
O projeto Clássicos na Lagoa apresenta, dia 1º de setembro, às 17 horas, a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é realizado nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu, e tem por objetivo promover concertos de música erudita gratuitos. No repertório, serão interpretadas peças como Allegro, de Haendel, La Folia, de Corelli, Concerto em Sol Maior “Alla Rústica” e Concerto em Ré Maior, de Vivaldi.

A Camerata de Cordas da UFC iniciou suas atividades em Março de 2016, como conjunto de música de câmara do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Sob direção das profas. Dra. Liu Man Ying (violino e viola) e Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), o grupo é constituído por 25 integrantes, dentre eles alunos da graduação de música da universidade e de outros cursos, como biologia e engenharia. O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC, também envolve a participação de profissionais da comunidade, jovens vestibulandos e adolescentes.

O grupo desenvolve um repertório pedagogicamente selecionado e atua como um conjunto musical de apoio às disciplinas de ensino coletivo de cordas do curso de Licenciatura em Música da UFC - campus Fortaleza.


Currículo
Liu Man Ying realizou sua graduação em Bacharelado em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2004), é Mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), Doutora em Música ECA - USP (2012) e realiza pesquisas de Pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é professora de violino e viola do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC, do programa CASa de Artes de formação docente da UFC e do projeto de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola.

Dora Utermohl de Queiroz é mestre em música e bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora de violoncelo no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde colabora intensamente com o programa de extensão Prática Instrumental Sinfônica, integrando a Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza e coordenando o projeto Grupo de Violoncelos da UFC, Oficinas de Violoncelo e do programa CASa de Artes de formação docente da UFC.

Clássicos na Lagoa
O Clássicos na Lagoa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã. Iniciado em outubro de 2016, o projeto pretende desenvolver na comunidade a educação musical, possibilitar novas formas de interação social e contribuir com a promoção da saúde.

Serviço
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Camerata de Cordas da UFC
1º de setembro – sexta-feira às 17h
Local: Lagoa do Porangabuçu
Com informações da Assessoria do Evento

Boa Notícia

Comentários