Pular para o conteúdo principal

Hemoce inscreve estudantes para concurso de frases e desenhos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, lança o IX Concurso de Frases e Desenhos para estudantes da rede pública e privada do estado. As inscrições, que devem ser feitas pelas escolas interessadas, seguem até o dia 12 de setembro.
O concurso é para sensibilizar e estimular os estudantes do Fundamental I e II e Ensino Médio sobre a importância da doação de sangue. Para participar, as escolas devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Hemoce e enviar o mesmo para o e-mail concursoescolas@hemoce.ce.gov.br. As inscrições serão confirmadas através de resposta eletrônica.
Os alunos do ensino Fundamental I e II participam do concurso através de desenhos que ilustram a doação de sangue e os do Ensino Médio, com frases de incentivo à doação sanguínea. As criações devem ser pautadas em quatro temas: Solidariedade, Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado. As frases devem conter no máximo 15 palavras.
Os trabalhos são selecionados por uma banca de colaboradores do Hemoce, que examina os materiais enviados sob anonimato. Depois de selecionados, são divulgados os dados, como autor, escola e município. Serão escolhidos 12 frases e 12 desenhos sobre o tema “Doação de Sangue”, para publicação do calendário anual do Hemoce, conforme o regulamento com os critérios para o concurso.
O Hemoce promove anualmente o concurso para os estudantes. A ideia partiu da necessidade de desenvolver ações de conscientização de cidadania e solidariedade entre jovens estudantes, estimulando a formação de futuros voluntários e doadores de sangue. Em 2016, o concurso inscreveu 516 escolas em todo o estado. Esse número representa um aumento de 25% em comparação ao ano anterior. Entre desenhos e frases foram recebidos 5.813 trabalhos, um índice 10% maior do ano que ano de 2015.
Treinamento
No dia 14 de setembro, às 14h, haverá o treinamento dos representantes das escolas inscritas no IX Concurso de Frases e Desenhos. A capacitação será na sede do Hemoce, que fica na Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Cada escola participante deverá selecionar um representante.
No treinamento, serão abordados palestras educativas, regulamento e conceito do concurso, além da visita às dependências do Hemoce. Os representantes das escolas inscritas conhecerão como funciona as etapas da doação de sangue, desde o cadastro do doador até o processo de distribuição das bolsas de sangue para as unidades de saúde. Os hemocentros de Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral também farão a capacitação com as escolas dos municípios.
Mais informações: (85) 3101-2300

Tribuna do Ceará

Comentários