Pular para o conteúdo principal

Morada permanente

Padre Geovane Saraiva*
Jesus, ao se dirigir aos seus discípulos, deixa claro que a verdadeira vida consiste em entrar num caminho estreito, exigente e pouco atrativo, única saída para os cristãos como verdadeira via para a salvação. Ao mesmo tempo, Jesus de Nazaré está a nos dizer que abraçar a fé em Deus Salvador é uma sabedoria divina, e loucura aos olhos humanos, mas sem jamais perder de vista o projeto de Deus, pela força vivificadora e inspiradora do Livro Sagrado, traduzido em doação, generosidade e amor. O Papa Francisco nos desafia com a seguinte assertiva: “A regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo é a regra de que só o amor dá sentido e felicidade à vida”.

Resultado de imagem para mes da bibliaÉ por isso mesmo que Deus quer, através do Livro Sagrado, enriquecer, com seu amor infinito, as criaturas que Ele criou, convencendo-as da morada permanente. Contar com esse didático e pedagógico livro não tem graça divina maior, ontem, hoje e por toda a eternidade, como na palavra de Josué: “Que o livro desta Lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir de acordo com tudo que está escrito nele. Assim serás bem-sucedido nas tuas realizações e alcançarás êxito” (cf. Js 1, 8).

A música litúrgica nos assegura: “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! (…) luz para o meu caminho”, oferecendo aos seres humanos sempre mais o sentido da vida, dentro da mais profunda lógica divina da morada permanente. Que a palavra de Deus possa ser, de verdade, um maravilhoso farol a iluminar a existência da humanidade, animando-a no sentido de voltar-se ao absoluto de Deus, no dizer de Dom Helder: “Tenho pena dos empobrecidos, dos sem-abrigo, e mais pena ainda sinto dos instalados e enraizados, como se este mundo fosse morada permanente”.

Inspirados e animados pelo Livro Sagrado, saibamos olhar o mundo, num sincero desejo de fermentá-lo e transformá-lo, apresentando ao mesmo mundo sinais de esperança e solidariedade, seguros de que Deus leva em conta nosso esforço místico, testemunho coerente e vontade de lutar e viver.

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza –geovanesaraiva@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/