Pular para o conteúdo principal

Flup leva debate sobre representação das periferias ao Vidigal

Resultado de imagem para morro do vidigal
O Morro do Vidigal, na zona sul do Rio, sediará na tarde de hoje (11), às 16h, um debate sobre a representação das periferias no cinema. O debate reunirá o diretor francês Laurent Cantet e o escritor Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, obra que foi adaptada no filme homônimo de Fernando Meirelles.
A discussão ocorrerá na segunda mesa da Festa Literária das Periferias (FLUP), que começou ontem e vai até o próximo dia 15. A programação prevê um debate sobre a "representação geralmente caricata" da periferia no cinema, questionando as particularidades que essas produções devem levar em conta.
O francês Laurent Cantet dirigiu o filme vencedor da Palma de Ouro Festival de Cannes em 2008. Entre os Muros da Escola aborda questões étnicas entre estudantes de uma escola nas periferias parisienses, durante um ano.
O escritor brasileiro é também roteirista e assinou o roteiro das séries Cidade dos Homens e Suburbia", na Rede Globo, e também dos longas Orfeu das Conceição e Quase Dois Irmãos.
A programação começa às 14h, com a atriz Natália Lage realizando uma leitura do texto Identidade - 15 minutos, uma adaptação do romance Identidade, de Felipe Franco Munhoz. O autor também participará do evento.
Às 14h15, o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto e o coordenador nacional de erradicação do trabalho escravo, Tiago Muniz Cavalcanti, discutem as diversas formas de exploração e exclusão dos jovens de periferias.
Neste sábado às 18h está previsto um slam de poesia, e, às 20h, o rap do brasiliense Gog encontrará o do Rockin' Squat, MC parisiense que possui uma discografia com mais de duas dezenas de álbuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …