Flup leva debate sobre representação das periferias ao Vidigal

Resultado de imagem para morro do vidigal
O Morro do Vidigal, na zona sul do Rio, sediará na tarde de hoje (11), às 16h, um debate sobre a representação das periferias no cinema. O debate reunirá o diretor francês Laurent Cantet e o escritor Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, obra que foi adaptada no filme homônimo de Fernando Meirelles.
A discussão ocorrerá na segunda mesa da Festa Literária das Periferias (FLUP), que começou ontem e vai até o próximo dia 15. A programação prevê um debate sobre a "representação geralmente caricata" da periferia no cinema, questionando as particularidades que essas produções devem levar em conta.
O francês Laurent Cantet dirigiu o filme vencedor da Palma de Ouro Festival de Cannes em 2008. Entre os Muros da Escola aborda questões étnicas entre estudantes de uma escola nas periferias parisienses, durante um ano.
O escritor brasileiro é também roteirista e assinou o roteiro das séries Cidade dos Homens e Suburbia", na Rede Globo, e também dos longas Orfeu das Conceição e Quase Dois Irmãos.
A programação começa às 14h, com a atriz Natália Lage realizando uma leitura do texto Identidade - 15 minutos, uma adaptação do romance Identidade, de Felipe Franco Munhoz. O autor também participará do evento.
Às 14h15, o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto e o coordenador nacional de erradicação do trabalho escravo, Tiago Muniz Cavalcanti, discutem as diversas formas de exploração e exclusão dos jovens de periferias.
Neste sábado às 18h está previsto um slam de poesia, e, às 20h, o rap do brasiliense Gog encontrará o do Rockin' Squat, MC parisiense que possui uma discografia com mais de duas dezenas de álbuns.

Comentários

Mais Visitadas

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

José, servo bom e fiel

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019

Primeira edição da Semana de Arte Unifor abraça diversidade de linguagens e expressões