Concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística

Ao menos duas obras serão premiadas pela Fundação Vaticana Centesimus Annus Pro Pontifice em 2019

Da redação, com CNBB
Em sua quarta edição, concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística
O concurso internacional “Economia e Sociedade” está com as inscrições abertas até o dia 24 de maio de 2018 para publicações e trabalhos jornalísticos sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja Católica. Os prêmios, promovidos pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, serão no valor total de 50 mil euros.
A premiação tem como objetivo promover o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica e é conferido a cada dois anos, sendo a próxima edição em 2019.

Livro

A primeira categoria do concurso conferirá uma premiação no valor de 30 mil euros a um livro. A obra deve ter sido publicada a partir de 1º de janeiro de 2009 e “distinguir-se pela sua original contribuição à explicação, aprofundamento ou aplicação da Doutrina Social da Igreja”, além de ter “uma reconhecida solidez doutrinal e qualidade excepcional”.
“A Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice pretende premiar contributos que sejam compreensíveis pelo público em geral e que expressem com vigor um compromisso cristão na atividade econômica e social”, lê-se no edital.
De acordo com a fundação, o júri terá em consideração trabalhos publicados em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã. Se os vencedores forem mais do que um, o prêmio será dividido entre eles.

Jornalismo

Denominada “Jornalismo e meios de comunicação social”, a segunda premiação distribuirá aos vencedores 20 mil euros. A fundação poderá subdividir a quantia entre dois ou mais trabalhos de jornalismo sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja.
O júri levará em consideração trabalhos de “excepcional qualidade publicados por meios de reconhecida importância nacional ou internacional a partir de 1º de janeiro de 2016 em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã”.

Para participar

Os candidatos à premiação devem enviar suas obras para o seguinte endereço:
Fondazione Centesimus Annus – Pro Pontifice
Segreteria del Premio Internazionale
Cortile San Damaso 00120 Città del Vaticano
centannus.award@foundation.va
Mais informações no site: http://www.centesimusannus.org

Edição de 2017

Neste ano, a cerimônia de entrega do Prêmio Internacional “Economia e Sociedade” ocorreu em 18 de maio, no Palazzo della Cancelleria por ocasião do Congresso Internacional da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, organizada em Roma e no Vaticano, entre os dias 18 e 20 de maio. O evento foi presidido pelo secretário do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
O prêmio principal foi atribuído a Markus Vogt, autor da obra “Prinzip Nachhaltigkeit. Ein Entwurf aus theologisch-ethischer Perspektive” (Princípio da sustentabilidade. Um rascunho de uma perspectiva teológico-ética). A obra foi publicada em Munique, na Alemanha, no ano de 2009. A versão premiada é a terceira edição, de 2013.
Para a seção especial dedicada ao trabalho de jornalismo, foram premiados trabalhos da França e da Alemanha:
Padre Dominique Greiner , pelo seu blog “La doctrine sociale sur le fil” (A Doutrina Social em tópico), publicado no site do jornal La Croix (www.doctrine-sociale.blogs.la-croix.com);
Burkhard Schäfers, para a transmissão de rádio “Oswald von Nell-Breuning – Foi von der katholischen Soziallehre geblieben ist”, sobre o padre jesuíta alemão considerado o fundador da Doutrina Social Católica. A série foi veiculada pela primeira vez no Deutschlandradio Kultur/Religion em 8 de março de 2015.

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

MASP completa 50 anos de histórias

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado