Pular para o conteúdo principal

Aplicativo agilizará registro de colisões sem vítimas


Aplicativo AMC Móvel terá, futuramente, recursos para sugerir instalação de semáforo e pavimentação MATEUS DANTAS
Para evitar que casos de pequenas colisões, sem vítimas, deixem ainda mais congestionado o trânsito de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania lançou o aplicativo AMC Móvel, para smartphones e tablets de sistemas Android e iOS. Até a noite de ontem, porém, o App ainda não estava liberado para IOS.
O Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (Bateu) é a principal ferramenta da plataforma, tornando possível registrar o acidente logo que ele ocorrer e já retirar os veículos do local sem a necessidade de esperar a perícia. “O uso do sistema não está condicionado ao acesso à internet”, ressalta o superintendente da AMC, Arcelino Lima. Os dados registrados serão enviados à central da AMC quando o aparelho tiver acesso à rede.
Em caso de colisão, com o aplicativo já instalado no celular ou tablet, é possível preencher os dados do acidente, anexar fotos, nomes dos envolvidos e até três testemunhas. Em até cinco dias úteis, os técnicos da autarquia liberam o documento, que pode ser usado para acionar seguradoras ou em ação judicial. “O App deve produzir boletins de ocorrência com a mesma validade dos convencionais, feitos nas delegacias ou pela internet. É uma facilidade na vida do condutor”, afirma Arcelino Lima.
O serviço funciona exclusivamente para acidentes sem vítimas e que tenham ocorrido em vias municipais — o que exclui estacionamento de condomínios e de shoppings, assim como rodovias estaduais e federais.
Em caso de acidentes graves ou que envolvam motorista alcoolizado, será necessário chamar a perícia. “Os dados só poderão ser colocados na plataforma se os danos do acidente forem somente materiais”, reforça Luiz Alberto Saboia, titular da Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).
De acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que deixar de retirar o carro da via em acidente sem vítima está sujeito a ser autuado por infração de natureza média, com quatro pontos e multa no valor de R$ 130,16.
Serviço
AMC Móvel
O aplicativo para dispositivos móveis está disponível para sistemas Android e iOS.

ANGÉLICA FEITOSA
 O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08