Pular para o conteúdo principal

Notas do ENEM já estão disponíveis para consulta

Matemática foi a área de conhecimento avaliada com a nota mais alta nesta edição
Por: Laís Semis
O ministro da Educação, Mendonça Filho, durante a coletiva de imprensa sobre o resultado do Enem 2017  Foto: Mariana Leal/MEC
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (18). Os participantes da edição 2017 do exame podem conferir os resultados na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2017.
Matemática e suas Tecnologias foi a área em que se atingiu a nota mais alta: 993,9 pontos. A proficiência mínima atingida foi de 310,4. Ciências Humanas e suas Tecnologias aparece na sequência com proficiência máxima de 868,3 e mínima de 307,7, enquanto Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi de, respectivamente, 788,8 e 299,6. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 receberam nota zero, 6,5% do total. Entre os principais motivos se destacam fuga ao tema, prova em branco, texto insuficiente, parte desconectada e não atendimento ao tipo textual. Apenas 53 receberam nota mil.
Pela primeira vez, os dados divulgados pelo órgão consideraram além da proficiência média geral, as específicas dos estudantes concluintes do Ensino Médio, dos egressos, dos treineiros e dos privados de liberdade. A proficiência média dos treineiros foi maior do que a dos outros grupos nas quatro áreas de conhecimento e também na redação.
Próximos passos
O prazo das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que agrega vagas em cursos superiores a partir das notas do ENEM, também foram antecipadas. Quem deseja pleitear uma das 239.601 oportunidades em 130 instituições federais e estaduais do sistema deve se inscrever entre 23 e 26 de janeiro pelo site www.sisu.mec.gov.br.
Nova Escola

Comentários