Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza acontece hoje

O evento será no Centro Cultural Belchior. A programação é gratuita com início programado para as 18h
Foto: Divulgação / Evento
Com objetivo de valorizar os costumes tradicionais dos fortalezenses, democratizando o acesso a práticas e saberes culturais, acontecerá nesta quinta-feira (08), a Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza, no Centro Cultural Belchior.
A programação gratuita começa às 18h e traz oficina de mamulengos para crianças e adolescentes, além das apresentações culturais do Maracatu Nação Iracema, Afoxé Acabaca, Bloco a Turma do Mamão e Escola de Samba Império Ideal.
O projeto promoverá a realização de uma oficina de manipulação de mamulengos voltada para as crianças até 12 anos com organização da teatróloga Reijane Reinaldo, ex-integrante do Boi Tungão do Mestre Pedro Boca Rica e diretora do teatro da Boca Rica, espaço instituído em homenagem ao maior mestre mamulengueiro do Nordeste Brasileiro, que se vivo completaria 80 anos de nascimento.
“O nosso objetivo é colaborar com ações que garantem o desenvolvimento de práticas de criação e difusão cultural, no âmbito da cultura e da infância, de uma tradição da cultura popular, recentemente considerada patrimônio cultural do Brasil, e com forte expressão no Ceará, o teatro de bonecos ou mamulengos”, explica Rejane Reinaldo, produtora cultural que está a frente desse projeto.
Também se apresentam as agremiações carnavalescas de Fortaleza, contempladas em toda sua diversidade: do maracatu e do afoxé aos blocos e cordões, até a escola de samba. O projeto Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza é uma realização do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente; com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, por meio do XII Edital Carnaval do Ceará.
“O projeto vem promover a valorização das tradições carnavalescas do município, o fortalecimento das políticas de patrimônio, a preservação da memória e difusão dos usos e costumes do ciclo carnavalesco do Ceará, garantindo que crianças e jovens da comunidade do entorno do Dragão do Mar, do Poço da Draga e da Praia de Iracema tenham acesso às formações e produções culturais, contribuindo assim para o entretenimento e desenvolvimento da cidadania”, destaca Rejane.

Serviço

Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza
Data: 08/02/18 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua Pacajus, 123- Praia de Iracema)

Com informações da Assessoria do Evento

Comentários

Mais Visitadas

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Capela revestida por milhares de ossos é ponto turístico excêntrico em Portugal

João Carlos Marinho, o gênio dos livros

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019