Artistas nipo-brasileiros mostram seus trabalhos durante festival em São Paulo

Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil
Nikkey Matsuri acontece nos dias 12 e 13 de março de 2016
Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, começa hoje (27) pré-evento do Festival Japonês XI Nikkey Matsuri, que trará obras de artistas nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes nascidos fora do país) e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.
Entre os artistas plásticos convidados estão Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa.
O pré-evento ocorre nesta terça-feira na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina. Haverá a abertura oficial de uma exposição de artes e de uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros.
Organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, a Mostra de Curtas-Metragens contará com 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos.
A mostra de curtas será encerrada nos dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambas têm entrada franca.
Mostra Longas Premiados
Esta terça-feira (27) oferece mais opções de filmes gratuitos ao público. A última exibição da Mostra Longas Premiados acontece na Sala Itaú Cultural com duas sessões, às 18h e às 20h. O primeiro será Pela Janela, de Caroline Leone, e, em seguida, Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans.
A programação audiovisual ocorre durante todo o ano, ampliando a sua grade como mais um espaço dedicado ao cinema, com ênfase na produção nacional, exibindo filmes e outras ações formativas do audiovisual, sempre às terças-feiras. Em abril, apresentará filmes selecionados na edição passada do festival É Tudo Verdade, em parceria com a organização, e reprisará o filme vencedor deste ano.
Em maio, o tema escolhido pela curadoria incluirá filmes realizados em 1968, dando um panorama do que os brasileiros assistiram há 50 anos. Em junho, haverá mostra de cinema latino-americano, em parceria com La Clac Escuela de Cine - Eduardo Ruderman, de Buenos Aires.
Serviço
Mostra Longas Premiados
Dia 27 de março, às 18h
Pela Janela (Caroline Leone, Brasil/Argentina, 2017, 84 min, Ficção)
Classificação indicativa: 10 anos
Dia 27 de março, às 18h e às 20h
Arábia (Affonso Uchôa, João Dumans, 2017, 96 min, Ficção)
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)
Serviço
11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês
Data: 7 e 8 de abril de 2018, das 9h às 18h
Local: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô.
Entrada gratuita

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado