Encontro de Leitores do Sertão Central começa nesta sexta-feira em Quixadá

por 

Encontro de Leitores do Sertão Central chega à sua quarta edição neste fim de semana, mais uma vez em Quixadá. Segundo os organizadores, dessa vez o evento será realizado na Casa de Saberes Cego Aderaldo, no Centro da cidade. A programação tem início previsto para a tarde desta sexta-feira (4) e segue no sábado (5) durante todo o dia. a programação, palestrasdebates e exposições. O passaporte ao espaço literário é dois quilosde alimentos não perecíveis.
Para o primeiro dia do Encontro, das 14h às 17, estão programadas as oficinas Zines, com a facilitadora Elen Andrade; Literatura e Bordado, com Alan Nascimento e Princípios básicos da narração oral para contar histórias, com a facilitadora Goreth Albuquerque. Das 15 às 16h o facilitador Luciano Oliveira palestra sobre A relação entre literatura e filosofia. Das 18h30 às 19h10 tem um Bate Papo com Gisele Sousa. O tema será Pantera Negra e suas contribuições para o Afrofuturismo.
No sábado a programação começa às 9h, com a exposição O Quinze, de Alan Nascimento. A partir das 9h40 autores fazem apresentações especiais na Sala Temática Harry Potter, com a palestra do escritor cordelista Klévisson Viana, com o tema Do clássico ao popular: A tradução de obras formais para a linguagem a literatura de cordel; os poetas populares Lucarocas e Chico Neto apresentam em seguida o tema da Linguagem do cordel à cultura do vaqueiro.
À tarde, das 13h30 às 14h15 haverá uma Conversa descontraída com a escritora Angélica Sampaio. O tema será 20 anos de carreira. Também às 13h começa a Oficina de Stencil, com o facilitador Jandresson Gomes e às 14h, Goreth Albuquerque palestra sobre Experiência estética com a palavra: A formação do leitor literário, e, fechando a programação, a partir das 16h10, o tema será Game of Trones: Um novo rumo para a literatura fantástica, tendo como facilitador Patrick da Silva Sousa.
Como tem sido feito tradicionalmente, além de um número considerável de leitores, escritores de todo o Estado expõem suas obras ao público. É a oportunidade para adquirir o exemplar preferido e ao mesmo tempo conhecer o seu autor no maior Encontro de Leitores da região, que este ano conta com o apoio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, uma instituição da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).
idealizador do Encontro de Leitores do Sertão Central é o universitário Elileudo Lima Júnior. Ele também é natural de Quixadá, mas atualmente está morando em Uberlândia (MG) onde estuda Arquitetura. Mesmo assim, com a ajuda dos amigos, tem conseguindo reunir leitores e escritores do Sertão Central nesta atividade que tem sido mais comum somente nas capitais. Mais uma vez recebeu elogios de escritores e de leitores.
IV Encontro de Leitores do Sertão Central
Dias 4 e 5 de maio
Casal de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Diário do Nordeste

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira