Pular para o conteúdo principal

Encontro de Leitores do Sertão Central começa nesta sexta-feira em Quixadá

por 

Encontro de Leitores do Sertão Central chega à sua quarta edição neste fim de semana, mais uma vez em Quixadá. Segundo os organizadores, dessa vez o evento será realizado na Casa de Saberes Cego Aderaldo, no Centro da cidade. A programação tem início previsto para a tarde desta sexta-feira (4) e segue no sábado (5) durante todo o dia. a programação, palestrasdebates e exposições. O passaporte ao espaço literário é dois quilosde alimentos não perecíveis.
Para o primeiro dia do Encontro, das 14h às 17, estão programadas as oficinas Zines, com a facilitadora Elen Andrade; Literatura e Bordado, com Alan Nascimento e Princípios básicos da narração oral para contar histórias, com a facilitadora Goreth Albuquerque. Das 15 às 16h o facilitador Luciano Oliveira palestra sobre A relação entre literatura e filosofia. Das 18h30 às 19h10 tem um Bate Papo com Gisele Sousa. O tema será Pantera Negra e suas contribuições para o Afrofuturismo.
No sábado a programação começa às 9h, com a exposição O Quinze, de Alan Nascimento. A partir das 9h40 autores fazem apresentações especiais na Sala Temática Harry Potter, com a palestra do escritor cordelista Klévisson Viana, com o tema Do clássico ao popular: A tradução de obras formais para a linguagem a literatura de cordel; os poetas populares Lucarocas e Chico Neto apresentam em seguida o tema da Linguagem do cordel à cultura do vaqueiro.
À tarde, das 13h30 às 14h15 haverá uma Conversa descontraída com a escritora Angélica Sampaio. O tema será 20 anos de carreira. Também às 13h começa a Oficina de Stencil, com o facilitador Jandresson Gomes e às 14h, Goreth Albuquerque palestra sobre Experiência estética com a palavra: A formação do leitor literário, e, fechando a programação, a partir das 16h10, o tema será Game of Trones: Um novo rumo para a literatura fantástica, tendo como facilitador Patrick da Silva Sousa.
Como tem sido feito tradicionalmente, além de um número considerável de leitores, escritores de todo o Estado expõem suas obras ao público. É a oportunidade para adquirir o exemplar preferido e ao mesmo tempo conhecer o seu autor no maior Encontro de Leitores da região, que este ano conta com o apoio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, uma instituição da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).
idealizador do Encontro de Leitores do Sertão Central é o universitário Elileudo Lima Júnior. Ele também é natural de Quixadá, mas atualmente está morando em Uberlândia (MG) onde estuda Arquitetura. Mesmo assim, com a ajuda dos amigos, tem conseguindo reunir leitores e escritores do Sertão Central nesta atividade que tem sido mais comum somente nas capitais. Mais uma vez recebeu elogios de escritores e de leitores.
IV Encontro de Leitores do Sertão Central
Dias 4 e 5 de maio
Casal de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Diário do Nordeste

Comentários