Pular para o conteúdo principal

Feira do Livro de Brasília comemora crescimento na literatura infantil

Por G1 DF
 
Criança olha livros infantis durante evento, em Brasília (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)
Criança olha livros infantis durante evento, em Brasília (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)
 
Começa na próxima sexta-feira (8), e vai até o dia 17 de junho, a 34ª edição da Feira do Livro de Brasília. Com entrada gratuita, o evento pretende comemorar o crescimento das vendas na literatura infantil.
De acordo com os editores, em 2016, na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 28% na comercialização de livros para crianças. Já o mercado livreiro, como um todo, teve uma queda de 9,7% nas vendas.
Os organizadores dizem que a popularização da leitura, desde a infância, e o acesso aos livros são essenciais para que o gosto pela literatura cresça ainda mais. Entre os homenageados e convidados deste ano, estão a escritora Ana Maria Machado e o ator Lázaro Ramos. Ele, além de apresentar um musical, irá lançar um novo livro infantil (veja abaixo outros convidados e homenageados).
 
Lázaro Ramos e seu novo livro infantil "Caderno Sem Rimas da Maria" (Foto: Divulgação)
Lázaro Ramos e seu novo livro infantil "Caderno Sem Rimas da Maria" (Foto: Divulgação)
O evento terá ainda um espaço aberto para escritores independentes interessados em mostrar seu trabalho.
Em 10 dias, a expectativa da Câmara do Livro do Distrito Federal é receber mais de 200 mil pessoas no Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul. Livreiros, professores, estudantes, escritores, contadores de histórias, editores, cordelistas, agentes literários, ilustradores, bibliotecários e apaixonados por literatura são esperados.
 
Segundo o presidente da Câmara do Livro, Ivan Valério, deverão ser movimentados mais de R$ 5 milhões em vendas de livros. Teatro, palestras, bate-papo com escritores estão na programação que foi dividida entre atividades infantis, infanto-juvenis, para professores e pais.
O curador geral da feira, Maurício Melo Júnior, explica que a programação foi pensada para tornar a feira atraente para o público. "Teremos conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva estarão presentes", detalhou.

Escritores homenageados

 
A escritora Luci Watanabe é uma das homenageadas da 34ª edição da Feira do Livro de Brasília (Foto: Divulgação)
A escritora Luci Watanabe é uma das homenageadas da 34ª edição da Feira do Livro de Brasília (Foto: Divulgação)
  • Ana Maria Machado - considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas, ela escreve há mais de 40 anos. Já publicou mais de 100 livros e vendeu 20 milhões de exemplares em 26 países. Foi também uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro). O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil.
  • Luci Watanabe - mineira, vive em Taguatinga (DF) e escreve histórias para crianças e jovens. Com mais de 20 livros publicados, já vendeu mais de um milhão de exemplares no Brasil.
  • Milton Hatoum - nascido em Manaus, viveu em Brasília entre 1967 e o início de 1969. Hatoum lançou recentemente o primeiro volume da trilogia "O lugar mais sombrio", que é ambientada em Brasília.
 

Algumas atrações

 
A jovem escritora Ana Beatriz Brandão, de 18 anos, é uma das atrações da Feira do Livro de Brasília (Foto: Divulgação)
A jovem escritora Ana Beatriz Brandão, de 18 anos, é uma das atrações da Feira do Livro de Brasília (Foto: Divulgação)
  • Lázaro RamosNo domingo (10), às 16h, no Palco Principal, Lázaro Ramos estará no espetáculo "Viagens da Caixa Mágica". Ele também lança, em Brasília, seu novo livro infantil, "Caderno Sem Rimas da Maria".
  • Ana Beatriz BrandãoA jovem autora participa na sexta (8), às 19h, no Auditório, da mesa "Literatura infanto-juvenil: Uma Leitura de Transiçãque". Aos 18 anos, ela está com o quinto livro pronto para ser lançado. Além disso, dois livros de Ana Beatriz foram adaptados para o cinema: "O garoto do cachecol vermelho" e "A garota das sapatilhas brancas". Eles serão transformados em um longa-metragem que está em fase de pré-produção. No roteiro, a história de jovem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica.
  • Cristino Wapichana
    O escritor índigena da comunidade Araçá da Serra, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima estará na Feira no sábado (9), às 14h, no Auditório. "A boca da noite", livro infantil de Wapichana, recebeu o Prêmio Jabuti (2017), o Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança 2017 e o Prêmio "Peter Pan" Estrela de Prata (2º Lugar) na Suécia.
  • Zezé Maku
    O escritor e ambientalista será o responsável pelo "Estrande da Floresta", um lugar onde irá expor seus livros e conversar com os leitores. José Miranda de Aquino, conhecido como Zezé Maku, tem 60 anos e escreve há 18 para o público infantil. Nas obras, conta histórias de animais ameaçados de extinção, fala de educação ambiental, tradições indígenas, lendas e mitos do nosso folclore e a cultura de Roraima. Maku fará um Sarau intitulado “Cerrado e águas Ameaçadas de Extinção”.
  • Anna Rubi
    A escritora brasiliense, de 11 anos, contará história e autografará o livro "As Aventuras do Calango Tango", na sexta (15), às 16h, no auditório. A história foi escrita quando ela tinha 7 anos e fala sobre uma família de calangos que morava em um tronco de árvore. Um dos personagens, Calango Tango, tinha uma estranha mania de dormir de olhos abertos e ficar acordado de olhos fechados.
  • Região do Entorno
    O Entorno de Brasília também terá espaço na programação. O evento receberá programação de 18 municípios com grupos de contação de histórias infantis e performances para os alunos das escolas públicas. Haverá ainda apresentação da Orquestra Caipira Alma Sertaneja, de Acreúna (GO) e da Banda 13 de Maio, de Corumbá (GO).
 

34ª Feira do Livro de Brasília

Quando: 8 a 17 de junho de 2018
Horário: De 10h às 22h, de segunda a sábado; das 14h às 20h, aos domingos
Local: Pátio Brasil Shopping
Entrada gratuita

Comentários