Pular para o conteúdo principal

28º Cine Ceará abre inscrições para curso gratuito de roteiro

O curso será ministrado por Nirton Venâncio, de 06 a 10 de agosto no Instituto do Ceará, em Fortaleza
Nirton Venâncio irá ministrar o curso. Foto: Cristina Pereira
Seguindo a aposta na profissionalização do audiovisual cearense, o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 04 a 11 de agosto em Fortaleza, oferta o curso básico de “Estrutura e técnica de roteiro para ficção e documentário”. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso será ministrado de 06 a 10 de agosto, das 14h às 17h, no Instituto do Ceará. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 29 de julho no site do festival: www.cineceara.com.
Com o objetivo de debater a função do roteiro de cinema, o curso apresentará teoria e prática na atividade da escrita, discutindo conceitos e estratégias utilizadas em roteiros que saíram do papel para as telonas. Durante uma semana, a ementa debaterá desde as particularidades do roteiro de ficção, entre original e adaptado, às estruturas e técnicas do roteiro para documentário, construindo um parâmetro entre o real e o ficcional. O propósito é estimular a criatividade narrativa para que os participantes possam desenvolver os próprios projetos.
O curso será ministrado por Nirton Venancio, um dos pioneiros da produção em Super-8 no Ceará que trabalhou como assistente de direção em filmes de reconhecidos cineastas cearenses, como Rosemberg Cariry e Glauber Paiva Filho. Com uma carreira de curtas-metragens, recebeu indicações e prêmios de festivais nacionais, como Curitiba e Cine Ceará, e internacionais, como Festival Internacional de Oberhausen (Alemanha), Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) e Cine Viña del Mar (Chile). Atualmente, trabalha no documentário de longa-metragem “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, onde cobre 50 anos da música cearense, de 1964 a 2014.
A relação dos 20 inscritos selecionados e a lista de espera de 10 candidatos serão divulgadas no dia 02 de agosto. O selecionado que não comparecer no primeiro dia de aula perde a vaga. Os alunos que cumprirem 70% da carga horária receberão certificado.
O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimento a Enel.

Programa do Curso Básico de Roteiro:

– Conceito de roteiro.
– A importância do roteiro como indicador narrativo.
– Roteiro original e roteiro adaptado.
– Roteiro de ficção. Estrutura e técnica do roteiro de ficção. Apresentação comparativa – de um roteiro filmado.
– Roteiro de documentário. Estrutura e técnica de roteiro de documentário. Apresentação comparativa de um roteiro filmado.

Serviço

28º Cine Ceará – Cursos Básico: “Estrutura e técnica de roteiro para ficção e documentário”
De 06 a 10 de agosto de 2018, das 14h às 17h.
20 vagas.
Carga horária: 15h/aula.
Local: Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Centro, Fortaleza/CE).
Inscrições: De 23 a 29 de julho no www.cineceara.com. Informações: (85) 3055 3465.
E-mail: cursos@cineceara.com

Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…