Pular para o conteúdo principal

Escritora lança 2 livros que refletem o presente

As capas dos dois livros lançados por Gláucia Bernardo
As capas dos dois livros lançados por Gláucia Bernardo
Envolvida pelo universo da escrita desde os tempos de colégio, Gláucia de Matos Bernardo, 42 anos, de Olímpia, faz sua estreia na literatura com o lançamento de duas publicações que dialogam com questões do momento na dinâmica social. Vidas Contemporâneas e Mulher Cristã Contemporânea estão disponíveis apenas em versão digital no site da Editora PerSe.
Nas duas obras, a escritora apresenta reflexões acerca de diferentes temas da vida em sociedade. "Não tinha a pretensão de escrever um livro. Na verdade, os textos destas duas publicações nasceram de narrativas e ideias que compartilhava com amigos e familiares no Facebook. O retorno foi tão positivo, que logo fui incentivada a reunir essas reflexões em uma obra", comenta Gláucia, que cursou o ensino médio em Rio Preto, em uma escola pública - a EE Professor Justino Jerry Faria - e iniciou sua graduação em letras no Ibilce/Unesp, concluindo o curso na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Em Vidas Contemporâneas, a escritora apresenta uma série de pensamentos sobre assuntos ligados ao cotidiano brasileiro, como desigualdade social, família, mercado de trabalho, influência da mídia, entre outros. Segundo ela, não se trata de um livro de autoajuda ou algo do tipo, mas, sim, um convite para a reflexão coletiva, na busca por caminhos para enfrentar problemas que angustiam diferentes tipos de pessoas.
Já na outra publicação, a escritora se debruça sobre as questões da mulher contemporânea, em especial a mulher cristã. "Busco desmistificar a ideia de que a mulher cristã, a mulher evangélica, é uma figura inútil, inferior e subestimada. Da mesma forma, a mulher não precisa seguir nenhum tipo de padrão imposto pelos outros para se sentir aceita pela sociedade", comenta Gláucia sobre o seu livro Mulher Cristã Contemporânea.
Para compor sua reflexão em torno do feminino, a escritora recorreu a versículos da própria Bíblia, que a ajudaram a referendar suas ideias. Desta forma, ela abarca temas como a beleza, o convívio familiar e a violência sofrida pela mulher. "Busco evidenciar a valorização da mulher cristã. Cuidar da beleza não é nenhum pecado, assim como o trabalho com a casa, o cuidado com os filhos, não é algo inferior ou menor que qualquer tarefa executada por um homem."
Apesar de estar lançado duas obras somente agora, Gláucia exercita a sua escrita há um bom tempo, com publicações em jornais e outros veículos de imprensa. Quado cursava ensino médio na cidade, por exemplo, ela colaborava com artigos para o extinto jornal Folha de Rio Preto. "A escrita sempre foi a minha principal forma de expressão", sentencia.
Serviço
  • Livros Vidas Contemporâneas e Mulher Cristã Contemporânea, de Gláucia de Matos Bernardo. Editora PerSe. E-books disponíveis no site www.perse.com.br
Diário da Região

Comentários