Feira do Livro de Franca: grandes nomes da música e literatura

O escritor Ignácio de Loyola Brandão em seu escritório na zona sul de São Paulo; ele estará em Franca no próximo dia 26. Foto: ALF RIBEIRO/FOLHAPRESS
A Feira do Livro 2018 deve bater todos os recordes de público e movimentar o cenário cultura da cidade durante cinco dias. A expectativa é do secretário municipal de Esporte, Arte e Cultura, Elson Boni. Ontem, ele anunciou a grade de programação do evento, que começa no dia 26 e vai até 30 de setembro. “Serão cinco dias recheados de atrações, todas gratuitas”. A feira será montada na praça Nossa Senhora da Conceição. 
 
“Vamos ter uma área de exposição, área de oficinas e discussões, praça de alimentação e, claro, o palco principal, onde acontecerão os shows, disse o secretário. 
 
Ainda serão realizadas oficinas literárias e debates na Casa da Cultura. “Fechamos uma parceria com a Unifran, que organizará toda a programação na Casa da Cultura”, disse Boni. 
 
Durante o dia, as atividades se concentrarão na praça e na Casa da Cultura. “Vamos ter exposição de livros, lançamentos de diversos títulos de autores francanos e de outros locais do Brasil, apresentações teatrais e culturais e uma feira de artesanato.”
 
A noite será dedicada às palestras e shows. As palestras começarão sempre às 19 horas. A abertura contará com o romancista, cronista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, que completou no último dia 31 de julho 82 anos. Inácio, que já foi cronista de O Estado de S.Paulo, tem uma vasta produção literária, sendo autor de dezenas de livros e peças de teatro. Um dos maiores destaques de sua carreira foi o prêmio Jabuti, que ele recebeu em 2008 pela obra O menino que vendia palavras. 
 
Logo em seguida, às 20 horas, está marcado o show com o cantor Dinho Ouro Preto, da banda de rock Capital Inicial (veja a programação completa nesta página). 
 
Para garantir a segurança do público, as ruas do quadrilátero central serão fechadas para o trânsito de veículo. “Pensamos e discutimos muito para acertar os detalhes de toda a programação da feira. O prefeito queria que a gente despertasse nas pessoas o interesse pela leitura e pela cultura novamente. Nossa expectativa é bater o recorde de público e reunir nos cinco dias milhares de pessoas”, disse Boni, sem citar números. 
 
O prefeito também disse estar animado com o evento. “Nosso grande objetivo é proporcionar à população acesso a livros, à cultura e à arte em todas as suas expressões. Queremos incentivar as pessoas a buscar o conhecimento, e nada melhor que uma feira gratuita e com grandes nomes.”
 
Feira do Livro de Franca
Confira a programação completa
Palestras – 19 horas
26/9- Ignácio Loyola Brandão
27/9- Ciro Porto
28/9- Clodoaldo Silva e coach André Zanuto
29/9- Gilmar Lopes
30/9- Joana D’Arc Felix de Souza
Shows - 20 horas 
26/9- Dinho Ouro Preto
27/9- Toquinho
28/9- Roberto Menescal (60 anos de Bolsa Nova)
29/9- Zeca Baleiro
30/9- Pratas da Casa 

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

MASP completa 50 anos de histórias

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado