Pular para o conteúdo principal

Feira do Livro de Franca: grandes nomes da música e literatura

O escritor Ignácio de Loyola Brandão em seu escritório na zona sul de São Paulo; ele estará em Franca no próximo dia 26. Foto: ALF RIBEIRO/FOLHAPRESS
A Feira do Livro 2018 deve bater todos os recordes de público e movimentar o cenário cultura da cidade durante cinco dias. A expectativa é do secretário municipal de Esporte, Arte e Cultura, Elson Boni. Ontem, ele anunciou a grade de programação do evento, que começa no dia 26 e vai até 30 de setembro. “Serão cinco dias recheados de atrações, todas gratuitas”. A feira será montada na praça Nossa Senhora da Conceição. 
 
“Vamos ter uma área de exposição, área de oficinas e discussões, praça de alimentação e, claro, o palco principal, onde acontecerão os shows, disse o secretário. 
 
Ainda serão realizadas oficinas literárias e debates na Casa da Cultura. “Fechamos uma parceria com a Unifran, que organizará toda a programação na Casa da Cultura”, disse Boni. 
 
Durante o dia, as atividades se concentrarão na praça e na Casa da Cultura. “Vamos ter exposição de livros, lançamentos de diversos títulos de autores francanos e de outros locais do Brasil, apresentações teatrais e culturais e uma feira de artesanato.”
 
A noite será dedicada às palestras e shows. As palestras começarão sempre às 19 horas. A abertura contará com o romancista, cronista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, que completou no último dia 31 de julho 82 anos. Inácio, que já foi cronista de O Estado de S.Paulo, tem uma vasta produção literária, sendo autor de dezenas de livros e peças de teatro. Um dos maiores destaques de sua carreira foi o prêmio Jabuti, que ele recebeu em 2008 pela obra O menino que vendia palavras. 
 
Logo em seguida, às 20 horas, está marcado o show com o cantor Dinho Ouro Preto, da banda de rock Capital Inicial (veja a programação completa nesta página). 
 
Para garantir a segurança do público, as ruas do quadrilátero central serão fechadas para o trânsito de veículo. “Pensamos e discutimos muito para acertar os detalhes de toda a programação da feira. O prefeito queria que a gente despertasse nas pessoas o interesse pela leitura e pela cultura novamente. Nossa expectativa é bater o recorde de público e reunir nos cinco dias milhares de pessoas”, disse Boni, sem citar números. 
 
O prefeito também disse estar animado com o evento. “Nosso grande objetivo é proporcionar à população acesso a livros, à cultura e à arte em todas as suas expressões. Queremos incentivar as pessoas a buscar o conhecimento, e nada melhor que uma feira gratuita e com grandes nomes.”
 
Feira do Livro de Franca
Confira a programação completa
Palestras – 19 horas
26/9- Ignácio Loyola Brandão
27/9- Ciro Porto
28/9- Clodoaldo Silva e coach André Zanuto
29/9- Gilmar Lopes
30/9- Joana D’Arc Felix de Souza
Shows - 20 horas 
26/9- Dinho Ouro Preto
27/9- Toquinho
28/9- Roberto Menescal (60 anos de Bolsa Nova)
29/9- Zeca Baleiro
30/9- Pratas da Casa 

Comentários