Pular para o conteúdo principal

Personagens doentes da literatura são tema de palestra

Médica, poeta e escritora, Márcia Etelli Coelho dá sequência, nesta sexta, 14, ao ciclo de palestras que celebra os 10 anos da Arlec

Márcia Etelli Coelho é presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames)
Márcia Etelli Coelho é presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames)
Médica, poeta e escritora, Márcia Etelli Coelho, de São Paulo, mostra como a literatura pode auxiliar as pessoas no enfrentamento de desafios como uma doença grave em palestra que será realizada em Rio Preto nesta sexta-feira, 14. Intitulada "Personagens doentes da literatura - Adaptação e superação", a palestra é mais uma atividade que marca as comemorações dos 10 anos da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec).
Segundo Márcia, a literatura é capaz de proporcionar uma experiência indireta ao leitor. "Posso aprender muito a partir do modo com que um personagem lida com a situação de uma doença grave. A partir de sua experiência, reflito como utilizá-la em minha vida pessoal", diz ela, que é presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames).
Em sua palestra, Márcia apresenta personagens que conseguiram superar uma doença grave. Entre as obras abordadas, estão vários romances que ganharam adaptações no cinema, como "Para Sempre Alice" (Mal de Alzheimer), "A Teoria de Tudo" (esclerose lateral amiotrófica), "A Culpa é das Estrelas" (câncer) e "O Escafandro e a Borboleta" (acidente vascular cerebral).
Como escritora e poeta, Márcia busca passar mensagens positivas aos leitores, apresentando uma visão um pouco mais holística sobre a existência humana. Ela é autora do romance "Corpo Espelho D'Alma" e dos livros de poemas “Andarilho”, “Rastros na Areia”, “Os Apóstolos do Zodíaco”,“Entre o Laço e os Nós” e “Indeléveis Inspirações”.
Serviço
  • "Personagens doentes da literatura - Adaptação e superação", com Márcia Etelli Coelho. Sexta-feira, 14 de setembro, às 19h30. Academia de Ciência e Tecnologia (Rua Bonfá Natale, 1860). Gratuito

Comentários