Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema do Seminário nas Unidades Sesc do Ceará


O amarelo simboliza o mês de prevenção ao suicídio. Em setembro, a campanha mundial conscientiza a população sobre o tema que, apesar de ser considerado um problema de saúde pública, ainda é um tabu.

No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Evitar o assunto não é a solução, por isso o movimento Setembro Amarelo tem a missão de falar, discutir e alertar sobre o suicídio, esclarecendo a necessidade de procurar ajuda.
No Sesc Ceará, ao longo do mês, as equipes de saúde abordam o tema em cortejo nos centros comerciais, palestra nas empresas com entrega de laços amarelos e repasse de informações de forma lúdica. Em todas as unidades do Sesc acontece o Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde com o tema: “Viva melhor: práticas e saberes da mente” #ficaadica.

Fortaleza

Na capital cearense, as atividades são voltadas para os adolescentes e acontecem entre os dias 4, 5, 10 e 11 de setembro, nas escolas públicas: Visconde do Rio Branco e Justiniano de Serpa. A programação inclui palestras interativas e oficinas com o tema: Viver melhor! Práticas e Saberes da Mente.
Em artigo publicado na Revista de Saúde Pública (Ler completo em link: https://bit.ly/2PW0ypX), é indicado que na região Nordeste, Fortaleza é o quinto município com maior prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. Esses transtornos causam graves prejuízos na vida escolar e nas relações sociais e familiares, podendo persistir na fase adulta.
A partir disso, as atividades do Sesc nas escolas são norteadas por temáticas predominantes na adolescência, como: transtorno de ansiedade, depressão, transtornos compulsivos, uso e abuso de substâncias psicoativas e transtornos de humor.
Programação:
Dia 4/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Palestra de abertura
Dia 5/9 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Oficina: Práticas e Saberes da Mente
Dia10/9 (segunda-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Palestra
Dia 11/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa

Oficinas: Transtorno de ansiedade, depressão, Transtornos compulsivos, Uso e abuso de substâncias psicoativas e Transtornos de humor.
Mais Informações: (85) 3452.9026

Sobral

Na quarta-feira (5), a Unidade Sobral do Sesc convida a população a se movimentar em uma Aulão de Ritmos às 18h30, na Praça de Cuba, no Centro, mostrando que a prevenção alia saúde física, mental e social. Para simbolizar e apoiar a causa, a proposta é que todos compareçam com camisa amarela. A ação é gratuita.
Serviço:
Aulão de Ritmos Setembro Amarelo
Local: Praça de Cuba, Centro de Sobral
Data: 5/9 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Mais Informações: (88) 3611.0954
Acesso gratuito

Juazeiro do Norte

Nos dias 17 e 18 de setembro, o Seminário de Educação Popular em Saúde de Juazeiro do Norte contará com uma programação que inclui palestras e oficinas norteadas pela Saúde Emocional, com a expectativa de receber um público multiplicador das informações recebidas.
As atividades buscam, entre outras coisas, alertar para que assim como é importante dar atenção às dores físicas, é fundamental identificar os desconfortos emocionais, percebendo os próprios sentimentos e cuidando deles, quando necessário. Um passo para isso é o desenvolvimento da inteligência emocional, que gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida. Ser emocionalmente inteligente é um fator de proteção para o desenvolvimento de distúrbios psicossomáticos.
Para participar, basta realizar inscrição gratuita de 4 a 14/9, em horário comercial, na sala de Educação em Saúde ou no Mesa Brasil Sesc em Juazeiro do Norte, portando documento de identidade e CPF. São 100 vagas disponíveis.
Programação
Dia 17/9/2018
Horário 13h às 17h

Palestras:
“Saúde emocional e as doenças psicossomáticas”
“Inteligência Emocional: Tenha o controle das suas emoções”
Dia 18/9/2018
Horário: 13h às 17h

Oficinas:
Meditação Mindfulness
Terapia Comunitária Integrativa
Autoliderança e Projeto de Vida
MindSet: Reprogramação das crenças limitantes.
Inscrições gratuitas, de 4 a 14/9, na Unidade Juazeiro do Norte, em horário comercial.
Mais Informações: (88)3512.3355

Iguatu

Em Iguatu, o seminário é aberto ao público, mas limitado a 120 participantes. Para se inscrever é necessário comparecer à Unidade Iguatu, de 4 a 24 de setembro, e doar 2kg de alimentos não perecíveis.
A proposta é construir conhecimento e promover debate sobre qualidade de vida, além de refletir como melhorar a saúde mental individual. Problemas sociais e da política de saúde no Brasil são abordados no seminário, proporcionando acesso a informações e a práticas de educação popular em saúde.
Programação
8h às 9h
Palestra – Saúde das Emoções: Jornada do Autoconhecimento.
Palestrante: Áurea Adeodato Brito (Terapeuta Holística)
9h30 às 12h
Oficina – Consciência Corporal: Reflexologia Indiana, Abhyanga Ayuverdica e Meditação.
Oficina – Toque de Acolher: Toque Terapêutico, Biomagnetismo, Terapia dos Quatro Elementos.
Oficina – Neuroterapia- Biofeedback: Um Treino para as Emoções.
Oficina – Oficina Fotossíntese Poética – Cenopoesia.

Serviço:
Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde
Data: 25/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Unidade Iguatu (Rua 13 de maio, 1130 – Centro)
Inscrições: 4 a 24/9
Informações: (88) 3581.1130

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…