Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema do Seminário nas Unidades Sesc do Ceará


O amarelo simboliza o mês de prevenção ao suicídio. Em setembro, a campanha mundial conscientiza a população sobre o tema que, apesar de ser considerado um problema de saúde pública, ainda é um tabu.

No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Evitar o assunto não é a solução, por isso o movimento Setembro Amarelo tem a missão de falar, discutir e alertar sobre o suicídio, esclarecendo a necessidade de procurar ajuda.
No Sesc Ceará, ao longo do mês, as equipes de saúde abordam o tema em cortejo nos centros comerciais, palestra nas empresas com entrega de laços amarelos e repasse de informações de forma lúdica. Em todas as unidades do Sesc acontece o Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde com o tema: “Viva melhor: práticas e saberes da mente” #ficaadica.

Fortaleza

Na capital cearense, as atividades são voltadas para os adolescentes e acontecem entre os dias 4, 5, 10 e 11 de setembro, nas escolas públicas: Visconde do Rio Branco e Justiniano de Serpa. A programação inclui palestras interativas e oficinas com o tema: Viver melhor! Práticas e Saberes da Mente.
Em artigo publicado na Revista de Saúde Pública (Ler completo em link: https://bit.ly/2PW0ypX), é indicado que na região Nordeste, Fortaleza é o quinto município com maior prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. Esses transtornos causam graves prejuízos na vida escolar e nas relações sociais e familiares, podendo persistir na fase adulta.
A partir disso, as atividades do Sesc nas escolas são norteadas por temáticas predominantes na adolescência, como: transtorno de ansiedade, depressão, transtornos compulsivos, uso e abuso de substâncias psicoativas e transtornos de humor.
Programação:
Dia 4/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Palestra de abertura
Dia 5/9 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Fundamental de Ensino Médio Visconde do Rio Branco
Oficina: Práticas e Saberes da Mente
Dia10/9 (segunda-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Palestra
Dia 11/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Estadual Justiniano de Serpa

Oficinas: Transtorno de ansiedade, depressão, Transtornos compulsivos, Uso e abuso de substâncias psicoativas e Transtornos de humor.
Mais Informações: (85) 3452.9026

Sobral

Na quarta-feira (5), a Unidade Sobral do Sesc convida a população a se movimentar em uma Aulão de Ritmos às 18h30, na Praça de Cuba, no Centro, mostrando que a prevenção alia saúde física, mental e social. Para simbolizar e apoiar a causa, a proposta é que todos compareçam com camisa amarela. A ação é gratuita.
Serviço:
Aulão de Ritmos Setembro Amarelo
Local: Praça de Cuba, Centro de Sobral
Data: 5/9 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Mais Informações: (88) 3611.0954
Acesso gratuito

Juazeiro do Norte

Nos dias 17 e 18 de setembro, o Seminário de Educação Popular em Saúde de Juazeiro do Norte contará com uma programação que inclui palestras e oficinas norteadas pela Saúde Emocional, com a expectativa de receber um público multiplicador das informações recebidas.
As atividades buscam, entre outras coisas, alertar para que assim como é importante dar atenção às dores físicas, é fundamental identificar os desconfortos emocionais, percebendo os próprios sentimentos e cuidando deles, quando necessário. Um passo para isso é o desenvolvimento da inteligência emocional, que gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida. Ser emocionalmente inteligente é um fator de proteção para o desenvolvimento de distúrbios psicossomáticos.
Para participar, basta realizar inscrição gratuita de 4 a 14/9, em horário comercial, na sala de Educação em Saúde ou no Mesa Brasil Sesc em Juazeiro do Norte, portando documento de identidade e CPF. São 100 vagas disponíveis.
Programação
Dia 17/9/2018
Horário 13h às 17h

Palestras:
“Saúde emocional e as doenças psicossomáticas”
“Inteligência Emocional: Tenha o controle das suas emoções”
Dia 18/9/2018
Horário: 13h às 17h

Oficinas:
Meditação Mindfulness
Terapia Comunitária Integrativa
Autoliderança e Projeto de Vida
MindSet: Reprogramação das crenças limitantes.
Inscrições gratuitas, de 4 a 14/9, na Unidade Juazeiro do Norte, em horário comercial.
Mais Informações: (88)3512.3355

Iguatu

Em Iguatu, o seminário é aberto ao público, mas limitado a 120 participantes. Para se inscrever é necessário comparecer à Unidade Iguatu, de 4 a 24 de setembro, e doar 2kg de alimentos não perecíveis.
A proposta é construir conhecimento e promover debate sobre qualidade de vida, além de refletir como melhorar a saúde mental individual. Problemas sociais e da política de saúde no Brasil são abordados no seminário, proporcionando acesso a informações e a práticas de educação popular em saúde.
Programação
8h às 9h
Palestra – Saúde das Emoções: Jornada do Autoconhecimento.
Palestrante: Áurea Adeodato Brito (Terapeuta Holística)
9h30 às 12h
Oficina – Consciência Corporal: Reflexologia Indiana, Abhyanga Ayuverdica e Meditação.
Oficina – Toque de Acolher: Toque Terapêutico, Biomagnetismo, Terapia dos Quatro Elementos.
Oficina – Neuroterapia- Biofeedback: Um Treino para as Emoções.
Oficina – Oficina Fotossíntese Poética – Cenopoesia.

Serviço:
Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde
Data: 25/9 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Unidade Iguatu (Rua 13 de maio, 1130 – Centro)
Inscrições: 4 a 24/9
Informações: (88) 3581.1130

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…