Pular para o conteúdo principal

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária

Resultado de imagem para uece
Com o tema Universidade e Valores Humanos: construindo uma cultura de paz , a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), realiza no período de 22 a 26 de outubro de 2018, no campus Itaperi, a XXIII Semana Universitária, que expõe ao público cerca de 2.500 mil trabalhos, vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A solenidade de abertura da Semana acontece na próxima segunda-feira (22/10), às 18h, no Auditório Central, campus Itaperi e será presidida pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio. O evento tem como objetivo provocar reflexões sobre a diversidade do conhecimento desenvolvido e compartilhado pela universidade, em diálogo com setores da sociedade.

O encontro acontecerá no mesmo período nas unidades da Uece no interior do Estado: Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc-Quixadá) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli).

A professora Maria do Carmo Bonfim, do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fará a palestra de abertura do evento com o tema central da XXIII Semana Universitária. 

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professora  Nukácia Meyre de Araújo, "esse é um tema muito atual que precisa ser discutido e a universidade é também um ótimo espaço para essa discussão". A coordenadora destaca ainda que a 23ª edição da Semana Universitária traz uma novidade que favorecerá o público ouvinte. "A programação geral, bem como a programação das apresentações de trabalhos, já estão disponíveis no site do evento. Os interessados podem, portanto, se programar para as apresentações que forem de seus interesses".

Na programação geral do encontro constam 2.488 apresentações de trabalhos nas modalidades painel e oral, palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentações artístico-culturais, exibições de filmes, atividades como biodança, meditação e yoga.  Além disso, pretende aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, que vem, ao longo dos anos, fortalecendo espaços de diálogo e de compartilhamento de saberes. 

O encerramento do encontro acontece no dia 26 de outubro (sexta-feira), no Auditório Central, Campus Itaperi, às 8h30, com Concerto da Orquestra Sinfônica da Uece, seguido pela entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana serão das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

Dentro da Semana Universitária ocorrem o II Encontro de Práticas Docentes; XXVII Encontro de Iniciação Científica; XXIV Encontro de Pesquisadores; VIII Encontro de Extensão; III Encontro de Estágio Supervisionado; XXII Encontro de Monitória Acadêmica - PROMAC; IX Encontro de Iniciação à Docência PIBID; XX Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC); V Encontro de Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS); VII Encontro do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária - PBEPU; VI Feira das Profissões; IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; VI Ação Uece Solidária; XI Lançamento Coletivo de Livros; XI Mostra de Extensão; VI Amostra de Publicações; VI Mostra de Arte e Cultura da Uece.   

A XXIII Semana Universitária da Uece é coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) e conta com o apoio de Governo do Estado do Ceará, Capes, CNPQ, FINEP, Funcap, Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Bradesco, ARV Elétricos e Refrigeração e Canoa Filmes.

UECE

Comentários