Dia Nacional da Cultura é comemorado com uma semana de atividades

Teatro de bonecos do Sesi. Foto: Divulgação / Evento
O Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, será comemorado com uma programação especial durante a semana nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes e Centro Cultural Bom Jardim. Toda programação pode ser conferida no site da Secult: www.secult.ce.gov.br e nas páginas do Facebook dos equipamentos culturais.
São Luiz: Festival de Circo e novo espetáculo de Marta Aurélia
O mais novo espetáculo da cantora Marta Aurélia estará em cartaz no Cineteatro São Luiz, nesta segunda (5/11), às 19h. “Acessa” é nome do show que surge para lançar seu segundo CD homônimo.
Para quem curte cinema, o São Luiz exibe a mostra especial “02 Play” de documentários, trazendo filmes nacionais como “A Loucura Entre Nós” (2016), “Paratodos” (2016), “Cidade Cinza” (2013), “Vilanova Artigas – O Arquiteto da Luz” (2015), “Rogério Duarte, O Tropikaoslista” (2018) e “Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga” (2015).
Na sexta-feira, dia 9/11, o São Luiz recebe a mestra da cultura do Estado Mãe Zimá, para uma apresentação no hall de entrada do cineteatro, às 12h30.
O 5º Festival Internacional de Circo do Ceará também acontece no Cineteatro São Luiz nos dias 9 e 10/11, além da sessão sonora em homenagem a Clementina de Jesus no domingo, 11/11.
Theatro José de Alencar é palco do Sesi Bonecos do Mundo 2018
O maior festival de teatro de bonecos do Brasil chega ao Theatro José de Alencar (TJA), com uma programação intensa. No dia 5/11, às 20h, será apresentado o espetáculo “Alice Live”, com os grupos mineiros Pato Fu e Giramundo. A distribuição de ingressos é gratuita e acontece a partir das 12h na bilheteria.O Sesi Bonecos do Mundo também traz mais programação até quarta-feira, 7/11, no TJA.
Nesta semana, o Theatro também recebe o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, com oficinas gratuitas nas áreas das artes cênicas, música e artes visuais, e seminários sobre os temas: “Arte e Educação” e “História da Arte e História da Música”. Mais informações: http://www.funarte.gov.br.
Na quarta-feira, 7/11, os mestres da cultura Stênio Diniz e Maria do Horto, de Juazeiro do Norte, se apresentam na calçada do TJA, Às 17h e 18h, respectivamente, trazendo a cultura tradicional popular para todo o público.
No sábado e domingo, acontece o espetáculo de dança “A princesa Sapo”, no palco principal. Domingo também é dia de conferir a apresentação solo da dançarina Silvia Moura, às 16h, no jardim do TJA.
No domingo, às 17h, é vez de conferir a apresentação do pianista italiano Gerardo Chimini, no programa Sala de Concerto do TJA.
Peça “Aquelas” é destaque no Dragão do Mar
A peça “Aquelas”, do grupo Manada Teatro, surgiu de uma pesquisa sobre santas populares do Cariri, com foco na misoginia e no feminicídio. Com Juliana Veras e Monique Cardoso, tem direção de Murilo Ramos e está em cartaz todas as terças-feiras, no Teatro do Dragão do Mar, às 20h.
Outra opção é conferir o Debate com Ginga, no dia 7/11, às 19, no auditório do Dragão do Mar. Realizado pela Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva e Instituto de Educação Física e Esportes – UFC, o debate é um programa mensal que tem objetivo de promover, por meio de um ciclo de debates e palestras, diferentes reflexões acerca da Capoeira e os múltiplos aspectos que a compõem. A cada edição, diferentes convidados, entre professores, estudantes, mestres de Capoeira, alunos graduados e pesquisadores conversam sobre o tema. Nesta edição, o tema é “Africanidades: a arte de (re)existir”, com a Prof. Dr. Maria Cecília Félix Calaça.
O espetáculo musical “d’Água” do Coral e Orquestra Social da Universidade Federal do Ceará está em cartaz no teatro do Dragão do Mar e nesta semana acontece nos dias 9,10 e 11/11. O festival SESI Bonecos do Mundo também passa pelo equipamento cultural.
CCBJ apresenta Mostra Bom Jardim de Cinema
Com uma programação voltada ao público infantil, leitura, audiovisual, artes cênicas e música, o Centro Cultural Bom Jardim também reserva atividades durante toda a semana para todos os gostos. O destaque é I Mostra Bom Jardim de Cinema, que acontece às 19h, no dia 7/11, quarta-feira. A Mostra Bom Jardim de Cinema tem objetivo de exibir e debater a recente produção cinematográfica e refletir sobre os percursos formativos e desdobramentos da linguagem do Cinema no Território. Serão exibidos 3 Filmes produzindo dentro do território do Bom Jardim em formações diversas, são eles “Toca Good Garden” (2017) – Laboratório de Audiovisual Enoiz Perifa,” Fumaça da Mata” (2018) – Escola de Audiovisual do CCBJ e “Marcas” (2018) Curso Livre do Coletivo Bom Jardim Produções. Depois das exibições segue uma Roda de Conversa com os realizadores sobre o processo de cada filme/formação.
Escola Porto Iracema realiza cursos, oficinas e aulas abertas
Uma extensa programação de cursos, oficinas e aulas acontecem na Escola Porto Iracema das Artes. O minicurso “O que é um documentário?”, com o diretor João Moreira Salles, tem início na segunda, dia 5/11, no auditório do Porto. No mesmo dia também tem início o curso “Fazendo Quadrinhos do Jeito que For”, com Pedro Brandão, Natália Matos, Ricardo Lira e Márcio Moreira. As atividades são gratuitas.
Nos dias 5, 7 e 9/11, acontece a oficina de dança “Desdobramentos Solitários de Corpo Encontro”, com Vitor Colares e artistas do projeto “Intergaláctico” (Laboratório de Dança 2018), de 9h às 12h. Na terça-feira, dia 6/11, de 9h às 13h, é a vez da oficina de música “Criação e realização em canto popular”, com Suely Mesquita. As inscrições para as atividades são gratuitas, com vagas limitadas, feitas na hora, por ordem de chegada.
Também na terça-feira, 6/11, às 19h, acontece a aula aberta “Programa Ambiental Hélio Oiticica”, com Lisette Lagnado e a atividade “Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo”, com Renato Mendonça, às 19h30. As atividades são abertas ao público.
A Temporada Despejadas no Porto de Teatro acontece nos dias 8, 9 e 10/11, às 19h, com o Grupo Nóis de Teatro, na Sala de dança do Porto. Programação gratuita e aberta ao público. Já na sexta-feira, 9/11, às 19h, acontece a abertura da Exposição do Preamar de Artes Visuais, no Hall do Café e Pátio do Porto.

Com informações da Secult

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

MASP completa 50 anos de histórias

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado