Pular para o conteúdo principal

A mostra Cinema e Psicanálise apresenta Taxi Drive

O filme é dirigido por Martin Scorsese, considerado um dos maiores diretores de todos os tempos.

Cena do filme Taxi Driver (1976), dirigido por Martin Scorsese.
Cena do filme Taxi Driver (1976), dirigido por Martin Scorsese. (Divulgação/ FCS)

Encerrando a programação da mostra Cinema e Psicanálise em 2018, o Cine Humberto Mauro exibe o filme Taxi Driver (1976), dirigido por Martin Scorsese, considerado um dos maiores diretores de todos os tempos. A exibição será comentada pela psicóloga Laura Rubião, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O longa é estrelado por Robert De Niro e Jodie Foster, e foi nomeado ao Oscar de melhor filme, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor trilha sonora, levando a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976.
Na trama, Travis Bickle é um jovem veterano do Vietnã que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi, na tentativa evitar que sua personalidade paranoica e solitária se torne cada vez mais instável. No trabalho, acaba cruzando seu caminho com os das jovens Betsy e Iris, uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter. Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.
A mostra Cinema e Psicanálise é fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Escola Brasileira de Psicanálise.
Mostra Cinema e Psicanálise – Taxi Driver
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537
Data: 14 de dezembro (sexta-feira)
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Fundação Clóvis Salgado
 

Comentários