Livro infantojuvenil ajuda a identificar e ensina a combater notícias falsas

POR BRUNA RIBEIRO

Você sabe o que são fake news? O livro Esquadrão Curioso: Caçadores de fake news (Panda Books), do jornalista Marcelo Duarte, é a primeira obra a responder a pergunta a crianças e adolescentes.
A história é sobre um garoto de 12 anos, que ficou impressionado com uma notícia que viu na internet: Cheirar o pum do parceiro prolonga a vida e evita doenças. Desconfiado, o pai do menino disse que poderia ser mais um caso de fake news.
Logo depois, um blog que desvenda mentiras virtuais revelou que a notícia era mesmo falsa. O pai e o filho em questão são o próprio autor Marcelo Duarte e seu caçula, Antonio.
Com o bombardeio de informações que todos sofremos na internet, falar sobre fake news se tornou muito importante entre adolescentes e jovens. Para não correr o risco de formar opiniões a partir de fatos irreais, é preciso estar atento.
Como a conectividade só aumenta, o tema entrou para ficar em sala de aula. Professores estão mostrando como podemos nos preparar para não cair em armadilhas. Uma das habilidades abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a busca e a seleção de fontes confiáveis e análise de informações.
Assim é possível favorecer o desenvolvimento de uma atitude crítica em relação ao noticiário jornalístico. Detalhe: o livro inteiro é baseado em fake news efetivamente publicadas, é claro! As ilustrações são de Caco Bressane.
Estadão Conteúdo

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira