Pular para o conteúdo principal

Herança do governo golpista

Carlos Delano Rebouças*

Herança do governo golpista do Temer, tendo plena continuidade no atual desgoverno, a jornada de trabalho diária de quatro horas parece resolver os problemas de muitos trabalhadores que só assim conseguiram retornar ao mercado.

Contudo, ao mesmo tempo em que pode se sobrar tempo para o exercício de outro atividade remunerada para complementar o apertado orçamento, na extrema maioria, na informalidade, também não se atenta para o fato de contribuir com uma alíquota mais baixa, diante do fato de os proventos serem praticamente a metade dos de um ofício com carga horária completa,  impactando, inevitavelmente, na futura e improvável aposentadoria, e formando, quem sabe, uma legião de aposentados apenas com o salario mínimo ou aproximado.

Em outras palavras: resolve-se um grande problema (sobrevivência), base da pirâmide de Maslow, mas semeia-se um outro ainda maior, que é a má qualidade de vida futura da sociedade.

*Professor de Língua Portuguesa e redação, conteudista, palestrante e facilitador de cursos e treinamentos, especialista em educação inclusiva e revisor de textos.

Comentários