Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”

Lançada no último dia 30, a temporada deste ano tem abordado livros que inspiraram filmes e animações


A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, reforça que emoção e alegria são os tons deste trabalho
A Biblioteca Itinerante 2019 está percorrendo as escolas e centros de educação infantil de Umuarama com a proposta de levar cultura, alegria e diversão aos alunos da rede municipal de ensino. Lançada no último dia 30, no Centro Cultural Vera Schubert, com a presença do prefeito Celso Pozzobom – que inclusive anunciou a autorização para aquisição de um novo ônibus para o projeto – a temporada deste ano tem como tema “Literatura e Cinema”, abordando livros que inspiraram filmes e animações.
A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, reforça que emoção e alegria são os tons deste trabalho, preparado com carinho e dedicação pela equipe. “Todos os anos selecionamos temas, decoramos o ônibus e preparamos a ornamentação, adereços, jogos e brincadeiras para apresentar as histórias e envolver as crianças. O trabalho é artesanal e só é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, estagiários e apoiadores”, destacou, agradecendo o apoio da secretária de Educação, Mauriza Lima, e do prefeito Celso Pozzobom.
Após o lançamento começaram as visitas às escolas. Nesta semana o ônibus do projeto passou pela Escola Municipal Paulo Freire, CMEI São Paulo Apóstolo e Escola Malba Tahan. Para a próxima semana, a programação conta com a Escola Tempo Integral (na segunda-feira); visita da turma de uma escola de Pérola (quarta); e Escola Municipal Senador Souza Naves, na quinta e sexta-feira.
A visita inclui uma apresentação teatral com bonecos e uma ‘projeção’ simulada com desenhos inspirados no livro infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, escrito em 1936 pelo autor gaúcho Érico Veríssimo e levado para as telas em 2013, através de uma animação da produtora “Armazém de Imagens” – disponível no YouTube. A equipe também monta cenários e realiza brincadeiras com as crianças, que depois visitam a biblioteca montada dentro do ônibus do projeto.
A Biblioteca Itinerante já soma mais de 100 mil visitas, desde a sua criação. O ônibus decorado é uma atração à parte, com uma vasta lista de livros infantis e um ambiente próprio para a leitura. Neste ano, o tema “Literatura e Cinema” aborda livros que viraram filmes e animações de sucesso e os adereços são produzidos pela própria equipe, com muita reciclagem e criatividade, com o objetivo de plantar nas crianças a semente da leitura.

Fonte: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08