Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”

Lançada no último dia 30, a temporada deste ano tem abordado livros que inspiraram filmes e animações


A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, reforça que emoção e alegria são os tons deste trabalho
A Biblioteca Itinerante 2019 está percorrendo as escolas e centros de educação infantil de Umuarama com a proposta de levar cultura, alegria e diversão aos alunos da rede municipal de ensino. Lançada no último dia 30, no Centro Cultural Vera Schubert, com a presença do prefeito Celso Pozzobom – que inclusive anunciou a autorização para aquisição de um novo ônibus para o projeto – a temporada deste ano tem como tema “Literatura e Cinema”, abordando livros que inspiraram filmes e animações.
A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, reforça que emoção e alegria são os tons deste trabalho, preparado com carinho e dedicação pela equipe. “Todos os anos selecionamos temas, decoramos o ônibus e preparamos a ornamentação, adereços, jogos e brincadeiras para apresentar as histórias e envolver as crianças. O trabalho é artesanal e só é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, estagiários e apoiadores”, destacou, agradecendo o apoio da secretária de Educação, Mauriza Lima, e do prefeito Celso Pozzobom.
Após o lançamento começaram as visitas às escolas. Nesta semana o ônibus do projeto passou pela Escola Municipal Paulo Freire, CMEI São Paulo Apóstolo e Escola Malba Tahan. Para a próxima semana, a programação conta com a Escola Tempo Integral (na segunda-feira); visita da turma de uma escola de Pérola (quarta); e Escola Municipal Senador Souza Naves, na quinta e sexta-feira.
A visita inclui uma apresentação teatral com bonecos e uma ‘projeção’ simulada com desenhos inspirados no livro infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, escrito em 1936 pelo autor gaúcho Érico Veríssimo e levado para as telas em 2013, através de uma animação da produtora “Armazém de Imagens” – disponível no YouTube. A equipe também monta cenários e realiza brincadeiras com as crianças, que depois visitam a biblioteca montada dentro do ônibus do projeto.
A Biblioteca Itinerante já soma mais de 100 mil visitas, desde a sua criação. O ônibus decorado é uma atração à parte, com uma vasta lista de livros infantis e um ambiente próprio para a leitura. Neste ano, o tema “Literatura e Cinema” aborda livros que viraram filmes e animações de sucesso e os adereços são produzidos pela própria equipe, com muita reciclagem e criatividade, com o objetivo de plantar nas crianças a semente da leitura.

Fonte: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…