Pular para o conteúdo principal

TV O POVO: Programa Letras&Livros estreia hoje, destacando escritores e gêneros literários a partir de debates com autores cearenses

Estabelecendo-se como mais uma plataforma de difusão, visibilidade e discussão sobre literatura, Letras&Livros é a nova atração das noites de sábado da TV O POVO. Apresentado pela jornalista e blogueira Isabel Costa - repórter do O POVO e autora do blog Leituras da Bel-, e com direção de Renato Abê, dramaturgo e editor do Núcleo de Imagem do O POVO, o programa foi pensado para apresentar escritores, debater obras e destrinchar gêneros e subgêneros literários. A primeira temporada, que estreia hoje às 18 horas, terá como tema central a literatura de fantasia.
O Letras&Livros, mais uma das ações comemorativas pelos 30 anos do Vida&Arte, faz parte do investimento do O POVO em literatura, que conta ainda com quadro voltado ao tema no Programa Vida&Arte da Nova Brasil FM (106,5); o recém-lançado podcast Antologia, que une ficção e jornalismo; a publicação de contos do podcast no V&A; e nova edição do evento Letras&Livros, que tem próxima edição marcada para 5 de julho. "A literatura nos proporciona o contato com diferentes possibilidades. Para além do texto escrito no suporte papel, é muito claro que essa linguagem consegue se fazer presente em outros espaços. Nos muros, nas zines, nos blogs, no Instagram. Considerando isso e a partir da significativa movimentação que aconteceu a partir da primeira edição do evento Letras&Livros (em junho de 2018), nós elaboramos outras possibilidades para os textos", explica Isabel.
Com periodicidade semanal, o programa é estruturado a partir de temporadas temáticas que têm duração de quatro episódios e trazem conteúdos diversos sobre cada assunto específico - além da fantasia, estão na lista de temas futuros o terror, o romantismo e a literatura infanto-juvenil, por exemplo. "A primeira temporada terá participações de dois escritores cearenses da nova geração - Mateus Lins e Kamile Girão - que apresentam novas formas de difundir literatura. São quatro episódios, todos a partir de um eixo diferente: indicações, produção, relação com cinema e séries, produção das editoras", elenca a jornalista. "A cada semana, o espectador que não conhece fantasia poderá ser inserido nesse universo e aquele leitor que já está habituado poderá conhecer mais das obras que produzimos no Ceará", aponta Isabel.
O diretor Renato Abê adianta, também, que o programa contará com o quadro Autor do Dia. "Todo episódio terá um autor destacado, da J.K. Rowling (autora britânica, responsável pela saga Harry Potter) a Tércia Montenegro e Socorro Acioli (escritoras cearenses). Os níveis local, nacional e mundial serão misturados e terão espaço", afirma. A ideia, enfim, é que o programa Letras&Livros seja uma iniciativa que reforce a capilaridade da ampla cobertura de literatura feita pelo O POVO em diferentes plataformas - inclusive nos próprios lugares voltados aos livros espalhados pela Capital. "A ideia é passear por livrarias da Cidade a cada nova temporada. A primeira foi gravada na Livraria Dummar (na sede do O POVO). Não queremos nada apartado da realidade daquela livraria, então o programa é gravado enquanto ela está em funcionamento", exemplifica Renato Abê.
Para Isabel, o Letras&Livros se destaca pela visibilidade que proporciona. "Nossa literatura é rica. Isso é inegável. O povo cearense tem uma ligação muito profunda com as letras e os livros. Ao mesmo tempo em que somos bons naquilo que escrevemos, percebemos que nossos autores, principalmente aqueles que possuem menos recursos financeiros para publicar e divulgar, não têm a notoriedade que merecem. Trabalhar com várias mídias é oportunizar que essas pessoas mostrem seus trabalhos - e, consequentemente, que muitos leitores conheçam seus trabalhos", ressalta a jornalista.
Leia mais na página 3.
Clique na imagem para abrir a galeria

Estreia do Letras&Livros

Quando: hoje, 22, às 18 horas
Onde assistir: TV aberta - 48.1; Multiplay - 23; Net - 24
Programa
Programa "Letras&Livros" tem apresentação da jornalista e blogueira Isabel Costa

Programa Letras&Livros

Quando: Estreia hoje, 22, às 18 horas.
Sempre aos sábados
Onde: TV O POVO (canal 48.1 na TV aberta;
23 no Multiplay e 24 na NET)
JOÃO GABRIEL TRÉZ
o povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…