Pular para o conteúdo principal

TV O POVO: Programa Letras&Livros estreia hoje, destacando escritores e gêneros literários a partir de debates com autores cearenses

Estabelecendo-se como mais uma plataforma de difusão, visibilidade e discussão sobre literatura, Letras&Livros é a nova atração das noites de sábado da TV O POVO. Apresentado pela jornalista e blogueira Isabel Costa - repórter do O POVO e autora do blog Leituras da Bel-, e com direção de Renato Abê, dramaturgo e editor do Núcleo de Imagem do O POVO, o programa foi pensado para apresentar escritores, debater obras e destrinchar gêneros e subgêneros literários. A primeira temporada, que estreia hoje às 18 horas, terá como tema central a literatura de fantasia.
O Letras&Livros, mais uma das ações comemorativas pelos 30 anos do Vida&Arte, faz parte do investimento do O POVO em literatura, que conta ainda com quadro voltado ao tema no Programa Vida&Arte da Nova Brasil FM (106,5); o recém-lançado podcast Antologia, que une ficção e jornalismo; a publicação de contos do podcast no V&A; e nova edição do evento Letras&Livros, que tem próxima edição marcada para 5 de julho. "A literatura nos proporciona o contato com diferentes possibilidades. Para além do texto escrito no suporte papel, é muito claro que essa linguagem consegue se fazer presente em outros espaços. Nos muros, nas zines, nos blogs, no Instagram. Considerando isso e a partir da significativa movimentação que aconteceu a partir da primeira edição do evento Letras&Livros (em junho de 2018), nós elaboramos outras possibilidades para os textos", explica Isabel.
Com periodicidade semanal, o programa é estruturado a partir de temporadas temáticas que têm duração de quatro episódios e trazem conteúdos diversos sobre cada assunto específico - além da fantasia, estão na lista de temas futuros o terror, o romantismo e a literatura infanto-juvenil, por exemplo. "A primeira temporada terá participações de dois escritores cearenses da nova geração - Mateus Lins e Kamile Girão - que apresentam novas formas de difundir literatura. São quatro episódios, todos a partir de um eixo diferente: indicações, produção, relação com cinema e séries, produção das editoras", elenca a jornalista. "A cada semana, o espectador que não conhece fantasia poderá ser inserido nesse universo e aquele leitor que já está habituado poderá conhecer mais das obras que produzimos no Ceará", aponta Isabel.
O diretor Renato Abê adianta, também, que o programa contará com o quadro Autor do Dia. "Todo episódio terá um autor destacado, da J.K. Rowling (autora britânica, responsável pela saga Harry Potter) a Tércia Montenegro e Socorro Acioli (escritoras cearenses). Os níveis local, nacional e mundial serão misturados e terão espaço", afirma. A ideia, enfim, é que o programa Letras&Livros seja uma iniciativa que reforce a capilaridade da ampla cobertura de literatura feita pelo O POVO em diferentes plataformas - inclusive nos próprios lugares voltados aos livros espalhados pela Capital. "A ideia é passear por livrarias da Cidade a cada nova temporada. A primeira foi gravada na Livraria Dummar (na sede do O POVO). Não queremos nada apartado da realidade daquela livraria, então o programa é gravado enquanto ela está em funcionamento", exemplifica Renato Abê.
Para Isabel, o Letras&Livros se destaca pela visibilidade que proporciona. "Nossa literatura é rica. Isso é inegável. O povo cearense tem uma ligação muito profunda com as letras e os livros. Ao mesmo tempo em que somos bons naquilo que escrevemos, percebemos que nossos autores, principalmente aqueles que possuem menos recursos financeiros para publicar e divulgar, não têm a notoriedade que merecem. Trabalhar com várias mídias é oportunizar que essas pessoas mostrem seus trabalhos - e, consequentemente, que muitos leitores conheçam seus trabalhos", ressalta a jornalista.
Leia mais na página 3.
Clique na imagem para abrir a galeria

Estreia do Letras&Livros

Quando: hoje, 22, às 18 horas
Onde assistir: TV aberta - 48.1; Multiplay - 23; Net - 24
Programa
Programa "Letras&Livros" tem apresentação da jornalista e blogueira Isabel Costa

Programa Letras&Livros

Quando: Estreia hoje, 22, às 18 horas.
Sempre aos sábados
Onde: TV O POVO (canal 48.1 na TV aberta;
23 no Multiplay e 24 na NET)
JOÃO GABRIEL TRÉZ
o povo

Comentários