Pular para o conteúdo principal

Clube de assinatura de livros Pacote de Textos celebra três anos estreando festa literária




Clube Pacote de Textos dá mais um passo na missão de explorar leituras ao promover evento no MFF
Foto: Janile Rocha

Primeira edição da FliPacote acontece no Museu da Fotografia Fortaleza, com mesas redondas e presença de autores, feito Socorro Acioli


Ler ainda é uma das melhores formas de viver novas experiências. A frase, estampada no site do Pacote de Textos, traduz bem o espírito do clube de assinatura de livros desde que ingressou no cenário literário de Fortaleza, em 2016. “Começamos com o propósito de ajudar a espalhar a semente da literatura, e acho que estamos no caminho certo”, avalia Rafael Caneca, escritor e idealizador do projeto. 
“Temos associados desde o início da caminhada, estamos em todos os estados brasileiros e fomos recentemente convidados para a Flip, em Paraty, de onde acabamos de retornar. Também acreditamos que ajudamos a difundir autores contemporâneos a apresentar obras menos conhecidas de escritores clássicos e resgatar nomes esquecidos”, completa.
De fato, ao trazer à superfície olhares mais apurados sobre obras como “O último dia de um condenado”, de Victor Hugo (1802-1885), “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, e “à cidade”, de Mailson Furtado, Rafael e seu projeto atravessam diferentes períodos, estéticas e escritos, alargando as possibilidades concretas de imersão. 
Esse mesmo espírito de itinerância literária transbordará neste sábado (20) na primeira edição da Festa Literária do Pacote de Textos - FliPacote
Amplitudes
Sediado no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), o evento acontecerá das 14h às 18h e terá, na programação, a presença de Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti e uma das mais importantes escritoras cearenses contemporâneas. Além disso, editoras locais e influenciadores digitais da área da leitura também ocuparão o ambiente.
img2img2
Convite do clube de assinatura de livros é alargar perspectivas sobre a leitura
Foto: Janile Rocha
Com curadoria de Rafael Caneca e Dauana Vale, as atividades terão como foco duas mesas. A primeira, “Ler não é um ato solitário”, terá mediação de Nara Barreto, psicóloga com ênfase em Biblioterapia, e tratará de mergulhar na pluralidade do ato.
A segunda, “Do Ceará para o mundo: a produção literária contemporânea em destaque” põe Acioli e Caneca frente a frente para dialogar sobre a temática.
“Sonho com uma festa literária de porte maior no Estado, com tradição literária tão forte e merecedor de um evento à altura. Quem sabe este não é apenas o primeiro passo?”, arrisca Rafael.
Serviço
Primeira Festa Literária do Pacote de Textos - FliPacote
Neste sábado (20), das 14h às 18h, no Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 - Varjota). Aberto ao público. Contato: (85) 3017-3661

Comentários