Pular para o conteúdo principal

Clube de assinatura de livros Pacote de Textos celebra três anos estreando festa literária




Clube Pacote de Textos dá mais um passo na missão de explorar leituras ao promover evento no MFF
Foto: Janile Rocha

Primeira edição da FliPacote acontece no Museu da Fotografia Fortaleza, com mesas redondas e presença de autores, feito Socorro Acioli


Ler ainda é uma das melhores formas de viver novas experiências. A frase, estampada no site do Pacote de Textos, traduz bem o espírito do clube de assinatura de livros desde que ingressou no cenário literário de Fortaleza, em 2016. “Começamos com o propósito de ajudar a espalhar a semente da literatura, e acho que estamos no caminho certo”, avalia Rafael Caneca, escritor e idealizador do projeto. 
“Temos associados desde o início da caminhada, estamos em todos os estados brasileiros e fomos recentemente convidados para a Flip, em Paraty, de onde acabamos de retornar. Também acreditamos que ajudamos a difundir autores contemporâneos a apresentar obras menos conhecidas de escritores clássicos e resgatar nomes esquecidos”, completa.
De fato, ao trazer à superfície olhares mais apurados sobre obras como “O último dia de um condenado”, de Victor Hugo (1802-1885), “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, e “à cidade”, de Mailson Furtado, Rafael e seu projeto atravessam diferentes períodos, estéticas e escritos, alargando as possibilidades concretas de imersão. 
Esse mesmo espírito de itinerância literária transbordará neste sábado (20) na primeira edição da Festa Literária do Pacote de Textos - FliPacote
Amplitudes
Sediado no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), o evento acontecerá das 14h às 18h e terá, na programação, a presença de Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti e uma das mais importantes escritoras cearenses contemporâneas. Além disso, editoras locais e influenciadores digitais da área da leitura também ocuparão o ambiente.
img2img2
Convite do clube de assinatura de livros é alargar perspectivas sobre a leitura
Foto: Janile Rocha
Com curadoria de Rafael Caneca e Dauana Vale, as atividades terão como foco duas mesas. A primeira, “Ler não é um ato solitário”, terá mediação de Nara Barreto, psicóloga com ênfase em Biblioterapia, e tratará de mergulhar na pluralidade do ato.
A segunda, “Do Ceará para o mundo: a produção literária contemporânea em destaque” põe Acioli e Caneca frente a frente para dialogar sobre a temática.
“Sonho com uma festa literária de porte maior no Estado, com tradição literária tão forte e merecedor de um evento à altura. Quem sabe este não é apenas o primeiro passo?”, arrisca Rafael.
Serviço
Primeira Festa Literária do Pacote de Textos - FliPacote
Neste sábado (20), das 14h às 18h, no Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 - Varjota). Aberto ao público. Contato: (85) 3017-3661

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…