Pular para o conteúdo principal

Nada de obstáculo em Maria


Padre Geovane Saraiva*
Resultado de imagem para "valor perene da vida" geovane saraiva
Longe de nós nos afastarmos de Jesus de Nazaré, antes ficarmos a contemplá-lo como o centro do universo a dominar a história de toda a humanidade. Junto de Deus temos a grande verdade para nós, cristãos, a qual consiste em contemplar a pessoa de Maria, criatura humana toda pura, considerando-a como o triunfo mais elevado do gênero humano. Urge compreender a pessoa de Maria pela nossa fé, e na inaudita visão de São João, como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Apareceu no céu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e tendo sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1).

Precisamos enxergar, em Maria Santíssima, a obra-prima da ação redentora e salvífica de Deus, aqui, como nas palavras do Cardeal Aloísio Lorscheider: “Se Cristo plantou a cruz no seio da humanidade para que pela cruz, plantada em cada coração humano, viesse a salvação, Maria, como primogênita da cruz, foi a primeira que, de todo o seu coração, com todo o seu ser, aderiu plenamente à cruz de seu Filho. Foi em Maria que a ação providencial de Jesus se pôde expandir livremente, não encontrando obstáculo algum, no mínimo de imperfeição e na ausência de falha”.

Em um mundo marcado pela maldade, a causar prejuízo enorme às comunidades dos que abraçam a fé, Deus envia uma pessoa muito acima das demais, afável e terna, fazendo a diferença, que, na percepção de Isabel, é a bem-aventurada, porque acreditou no que o Senhor lhe havia prometido. Preservada do pecado original, Maria conta com o amparo de Deus, diante da constante ameaça do mal e da morte, por estar revestida de honras e glórias, indicando-nos, não só o caminho da vida, mas sendo um grande sinal da nova humanidade, restaurada, revelando-nos as maravilhas de Deus em nosso favor.

Pensemos, pois, numa mulher inteiramente digna de penetrar no interior do Palácio Real e sentar-se no trono ao lado do Filho Divino, dando-nos o que há de mais belo e esperançoso, a simbologia da humanidade, toda nova e transfigurada no amor (cf. Sl 44), tudo, evidentemente, a partir de Maria, a mãe do Salvador, num obstinado duelo contra as forças de Satanás, vencendo-o definitivamente.

Que o olhar misericordioso de Maria se volte para nós, com nossas lutas, angústias e fraquezas. Que a assunção da Mãe de Deus ajude o seu povo a se comprometer com o eterno reino. Invocando-a como mãe, pelos ensinamentos de São João, que a tenhamos como impulso, vigor e consolo, na certeza da bem-aventurança imorredoura, porque ela acreditou. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, Blogueiro, Escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …