Pular para o conteúdo principal

Escritor obidense conquista primeiro lugar em prêmio nacional de literatura 2020

Por Kamila Andrade, G1 Santarém — PA
Romualdo de Andrade venceu na categoria "Conto", com a história de ficção "Terra Anfíbia" — Foto: Romualdo de Andrade/Arquivo Pessoal
Romualdo de Andrade venceu na categoria "Conto", com a história de ficção "Terra Anfíbia" — Foto: Romualdo de Andrade/Arquivo Pessoal
Escritor natural de Óbidos, no oeste do Pará, conquistou o primeiro lugar no "Prêmio Off Flip de Literatura 2020". Romualdo de Andrade venceu na categoria "Conto", com a história de ficção "Terra Anfíbia" que tem como cenário o Lago Grande, região entre os municípios de Óbidos e Juruti.
No conto, o autor destacou um personagem que era escritor e buscava inspiração para começar a escrever, se refugiava em uma casa onde cresceu, no Lago Grande, e vivia em companhia do seu cachorro. O escritor tentava formar a criação textual em uma manhã, onde começou a descrever entre as linhas do papel momentos da infância passada naquele local e tentou reconstruir a epopeia dos portugueses na época da Cabanagem que procuraram refúgio no coração da Amazônia.
O obidense mora atualmente em Juiz de Fora (MG) e é graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e licenciando em História pelo Mackenzie, em São Paulo.
"O conto era uma ideia, mas que estava embaralhada. Ao longo de 2019 fui compondo as cenas e a história fluiu. A motivação para escrevê-lo, sem dúvida, foi para participar do prêmio", contou Romualdo.

Sobre o prêmio

Os autores ganharão 25 mil reais no total, além de estadia em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, passeio de escuna e cota de livros. Os contos e poemas selecionados serão publicados em livro impresso a ser lançado durante a FLIP e também em e-book, com download gratuito aos leitores.
Os primeiros colocados em conto e poesia ganharão também residência literária de duas semanas em Paraty e bolsa de criação no valor de 2 mil reais (além de terem transporte, estadia e alimentação custeados).
A comissão julgadora foi formada por Flávio de Araújo, Olga Yamashiro e Ovídio Poli Junior. O evento de premiação acontecerá no Sesc Paraty, durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

Comentários